Semana da Fisioterapia merece destaque do líder

por Assessoria Comunicação publicado 19/10/2007 19h10, última modificação 17/06/2021 12h02
O vereador Mario Celso Cunha (PSB) destacou na Câmara Municipal de Curitiba a passagem do Dia do Fisioterapeuta, comemorado anualmente em 13 de outubro, lembrando a importância destes profissionais na ação médica mundial. “Hoje, em todas as áreas da medicina, a fisioterapia está presente, ajudando pessoas a melhorar a qualidade de vida, recuperando o ânimo de viver”, lembrou o vereador.
Na Prefeitura municipal existe um protocolo de compromisso entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito/PR), que resultou no atendimento de milhares de pacientes, através de serviços especializados com equipamentos de alta tecnologia. O prefeito Beto Richa assinou o documento em conjunto com o secretário Luciano Ducci e com o presidente do Conselho de Fisioterapia, Roberto Mattar Cepeda.
Mais de 30 profissionais atuam na Secretaria Municipal de Saúde pelo SUS, proporcionando atendimento gratuito e de qualidade. O líder do prefeito destacou, também, a participação da Dra Edimara Fait Seegmüller, grande incentivadora do projeto. Hoje, os fisioterapeutas têm um trabalho de ação integrada junto às unidades de saúde, escolas municipais de educação especial, distritos sanitários e visita domiciliar.
O serviço de fisioterapia na Prefeitura de Curitiba começou em 1992, quando foi realizado o primeiro concurso público para a categoria, sendo contratados profissionais para a SMS, Secretaria Municipal de Educação (SME), Fundação de Ação Social (FAS) e Instituto Curitiba de Saúde (ICS). Hoje, o número foi ampliado, atendendo programas como Mãe Curitibana, Saúde da Mulher e Saúde do Idoso.
Mario Celso lembrou também do trabalho que é feito com os fumantes no Programa de Controle ao Tabagismo. Os alvos são os pacientes que desejam parar de fumar. Além de estimulá-los a largar o vício, preparam para prevenir recaídas, lidar com o estresse e prevenir doenças relacionadas ao tabaco, melhorando a qualidade respiratória dos pacientes.
ICS: centro de referência
Um setor que tem recebido muitos elogios dentro do ICS é o da fisioterapia, onde profissionais altamente qualificados atendem mais de uma centena de pessoas por dia com avaliações, prevenção e tratamento em um amplo espaço físico com aparelhos de última geração. A equipe é formada pelas doutoras Cinthia Wahrhaftig, Cristiana Marques de Carvalho, Deiny Bacila Zanello, Fernanda Ferreira Mancini, Kelly Trancoso Marques, Luana Cachuba de Abreu, Margareth do Rocio Cunha, Melissa de Lara Franco Nascimento, Michelle M. Bueno, Natanielle Cristina Amadei, Rafaella Motta Patrial, Susicler França Piola Maina, Thaise Cristina Balbinotti, Thalita Azzi Grecco e doutores Rafael Augusto Bertuol e Rodrigo Kobner. “Uma equipe nota dez”, completou Mario Celso.