Secretário de Estado é cidadão curitibano

por Assessoria Comunicação publicado 28/02/2005 16h45, última modificação 18/05/2021 17h16
O professor e secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldair Tarcísio Rizzi, foi homenageado na noite de sexta-feira (25) com o título de Cidadão Honorário de Curitiba. A solenidade, proposta pela vereadora Roseli Isidoro (PT), foi presidida pelo presidente da Câmara de Curitiba, João Cláudio Derosso (PSDB), e contou com a presença do reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Carlos Augusto Moreira Júnior, além de autoridades da comunidade acadêmica do Estado. “A homenagem é em reconhecimento às contribuições do professor à vida acadêmica e ao Estado”, afirmou a parlamentar.
Roseli apontou, durante seu pronunciamento, as ações de Rizzi frente à secretaria. Entre elas, as parcerias do governo estadual, com a UFPR e prefeituras do litoral, tornando possível a instalação da Universidade do Litoral, que deverá ser inaugurada ainda neste ano. “Aldair sempre buscou em sua trajetória acadêmica, política e como administrador estabelecer, através do diálogo franco, formas de solucionar problemas de conflito interno. Revelou sua imensa capacidade de articulação, aliada à sensibilidade e ao perfil conciliador, quando atuou junto aos movimentos estudantil e sindical de servidores técnicos e docentes”, destacou Roseli. “Quem ganha com o título é Curitiba”, disse Derosso.
Emocionado com a homenagem, Aldair Rizzi compartilhou o título com os colegas de trabalho, amigos e também com o governador Roberto Requião, pela oportunidade por responder pela secretaria. “A educação pode tudo”, ressaltou Rizzi.
Currículo
Economista de formação, Rizzi já ocupou várias funções na Universidade Federal do Paraná, entre as quais a de vice-reitor, pró-reitor de Planejamento e Orçamento e diretor do setor de Ciências Sociais e Aplicadas. Como secretário, o homenageado, que é natural de Pato Branco, coordena dois grandes programas: o de consolidação do sistema público de ensino superior, que tem como objetivo a melhoria da qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão com racionalização de recursos em cinco universidades e 12 faculdades; e o de desenvolvimento científico e tecnológico, voltado para a competitividade dos setores produtivos da economia paranaense, a geração de emprego e a inclusão social.
Presenças
Também compareceram à solenidade, realizada no plenário do Palácio Rio Branco, os deputados estaduais Natálio Stica, Angelo Vanhoni e Elza Correia; o superintendente de Gestão Educacional da Secretaria Municipal de Educação, Fábio Dória Scatolin – representado o prefeito Beto Richa; o prefeito de Mariópolis, Benigno Tafarel; o presidente da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público e reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Paulo Roberto Godoy. E, ainda, a reitora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Ligia Pupatto; a pró-reitora da UFPR, Rita de Cássia Lopes; a secretária municipal de Educação de Pato Branco, Solange Amadori de Oliveira; o coordenador de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Ricardo Costa de Oliveira; o diretor da Faculdade de Filosofia de Cornélio Procópio, Onofre Ribeiro de Almeida; o diretor-geral do Hospital de Clínicas, Giovanni Loddo; o diretor-presidente da Mineropar, Eduardo Salamuni; o diretor presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná, Mariano de Matos Macedo; o presidente do Instituto Curitiba de Saúde, Julio Vini. O 2º tenente André Kovalczykowski, o aspirante Reginaldo Rohden, além de familiares e dos vereadores André Passos e Professora Josete, ambos do PT, Paulo Salamuni (PMDB), Valdenir Dias (PL) e Sérgio Ribeiro (PPS).