Saúde dos rins é tema da Tribuna Livre da Câmara de Curitiba

por Fernanda Foggiato | Revisão: Ricardo Marques — publicado 08/03/2024 13h25, última modificação 08/03/2024 14h14
Debate com o médico Paulo Henrique Fraxino será na sessão plenária da próxima quarta-feira (13).
Saúde dos rins é tema da Tribuna Livre da Câmara de Curitiba

Tribuna Livre aborda a saúde dos rins e o acesso ao exame de creatinina, geralmente feito por meio de coleta de sangue. (Foto: Divulgação/Pexels)

A próxima Tribuna Livre da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) terá como tema “Saúde dos rins e exame de creatinina para todos: por que todos têm o direito ao diagnóstico e acesso ao tratamento”. O convidado para o debate, na sessão plenária da próxima quarta-feira (13), é o médico Paulo Henrique Fraxino, presidente da Sociedade Paranaense de Nefrologia.

A Tribuna Livre foi proposta pela vereadora Maria Leticia (PV), e a discussão é alusiva ao Dia Mundial do Rim, data que será comemorada em 14 de março. Como tema central em 2024, a campanha busca alertar à importância do acesso ao exame de creatinina nos serviços de saúde. Por meio da coleta de sangue ou de urina, o exame pode indicar lesões agudas ou crônicas nos rins.

Fraxino também falou sobre o tema em 2023, durante uma Tribuna Livre da CMC. Conforme ofício da Sociedade Paranaense de Nefrologia, a Doença Renal Crônica (DRC) pode acometer, de maneira silenciosa, cerca de 10 milhões de brasileiros. “Atualmente temos no Paraná cerca de 8.500 pessoas em tratamento dialítico sendo 1.500 destas em Curitiba”, completa o documento em que a entidade pediu espaço para divulgar, novamente, a campanha do Dia Mundial do Rim (076.00002.2024).

O que é a Tribuna Livre da Câmara de Curitiba?

A Tribuna Livre é o canal de interlocução entre a sociedade e os vereadores de Curitiba. Os temas são de livre escolha, sugeridos pelos próprios parlamentares. As falas servem, por exemplo, para a prestação de contas e a apresentação de uma campanha de conscientização.  

Conforme o Regimento Interno (RI) do Legislativo, as Tribunas Livres ocorrem nas quartas-feiras, durante a sessão plenária, após o espaço do pequeno expediente. Em 2023, foram realizados mais de 30 debates, recorde dos últimos 10 anos.