Rua do Novo Mundo terá sentido único, diz Mestre Déa

por Assessoria Comunicação publicado 18/04/2007 16h20, última modificação 16/06/2021 06h48
Atendendo antiga reivindicação da Escola de Educação Especializada Multidisciplinar, situada no bairro Novo Mundo, a Rua Rosalino Maziotti terá sentido único a partir do mês que vem. A informação foi confirmada pelo gabinete do vereador Mestre Déa (PP), que protocolou, em março, requerimento na Urbs, que gerencia o trânsito na cidade, pedindo a mudança.
A escola busca a alteração do sentido desde agosto de 2004. Este ano, após a posse de Déa, que vem representando a região na Câmara Municipal, a diretora procurou o gabinete em busca de solução ao problema. “A resposta veio em menos de um mês, o que demonstra a importância de representatividade na Câmara. Hoje, estamos atentos a todas as reivindicações dos moradores do bairro, para garantir soluções juntos aos órgãos competentes”, afirma o vereador.
A Escola de Educação Especializada Multidisciplinar atende crianças portadoras de paralisia cerebral. Por se localizar em uma quadra estreita, nos horários de embarque e desembarque dos alunos, o ônibus de transporte especial não consegue chegar à frente da escola, já que a rua fica completamente interditada em função de veículos que estacionam indevidamente no local.
“Freqüentemente, a equipe do ônibus liga a cobrar para a escola para que busquemos os alunos na esquina, pela impossibilidade de entrar na rua”, conta a diretora, Eliane Reinert Rodrigues.
Segundo ela, em 2004, quando a escola se instalou neste endereço, o condutor do ônibus quase foi agredido por um motorista que trafegava pela Avenida Brasília, próximo à pracinha do Novo Mundo, em virtude do congestionamento criado na tentativa de entrar na Rosalino Maziotti, para deixar os alunos. “Apenas desejamos fazer o embarque e desembarque das crianças com segurança. Pedimos a compreensão dos motoristas, porque alguns ainda estacionam defronte à escola, dificultando o acesso”, acrescenta.
Mudança
De acordo com Lilia Santos, responsável pela área de projetos da Urbs, a mudança deve ocorrer a partir de maio. Com a alteração, o acesso à Rua Rosalino Maziotti será feito pela Eduardo Carlos Pereira (via rápida bairro-centro). Também serão instaladas placas de embarque e desembarque defronte à escola, além de faixa de sinalização, para evitar os transtornos.
Voluntários
A Escola de Educação Especial Multidisciplinar atende 36 crianças com até 6 anos, portadoras de paralisia cerebral. Mantida por um convênio com a Secretaria Municipal de Educação, a escola conta também com a ajuda de parceiros e voluntários. Mestre Déa informa que pessoas interessadas em doar seu tempo em atividades simples como organizar lanches ou cortar uma grama podem entrar em contato pelos telefones 3349-4681 / 3347-5133.