Risco em travessia exige nova sinalização

por Assessoria Comunicação publicado 19/11/2004 00h00, última modificação 17/05/2021 16h39

Estudantes e moradores da Rua Nilo Peçanha, localizada entre os bairros São Francisco, Bom Retiro e Pilarzinho, pedem melhoria no trânsito da região. O excesso de movimento nos dois sentidos de tráfego, além de não permitir a travessia regular, coloca em risco a segurança dos pedestres.
Medidas que minimizem o problema foram reivindicadas pelo vereador Éde Abib (PMDB). Segundo o parlamentar, existe consenso entre os alunos da Faculdade Opet, situada nas proximidades do cruzamento com a Rua Albano Reis, com os do Colégio Adventista do Bom Retiro e da Escola Estadual Pietro Martinez, na reivindicação do reforço de segurança. "Entre 18h e 19h e das 22h e 23h, é muito perigoso transitar sem riscos pela região. A falta de sinalização adequada para alertar o motorista sobre a existência dos estabelecimentos de ensino é um dos fatores que prejudicam, aliado à falta de atenção e excesso de velocidade", aponta.
Semáforo e sinalização
Segundo pesquisa da Diretran, circulam pelo cruzamento da Rua Nilo Peçanha com Carlos Pioli, entre 17h e 18h, mais de 800 veículos/hora no sentido bairro/centro e quase mil, centro/bairro. Os números são considerados baixos, para justificar a instalação de semáforo, uma vez que, no restante do dia, o equipamento estaria ocioso. Como o Ippuc (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba) ainda não concluiu análise de projeto para transformar a Nilo Peçanha em via de mão única e a Faculdade Opet protocolou pedido na Diretran para colocação de um agente de trânsito, o vereador Éde Abib acompanha o processo, procurando encontrar uma medida que melhor satisfaça a necessidade da comunidade.
Para o entroncamento da Rua Albino Silva, paralela à Nilo Peçanha, localizada ao lado do Cemitério Municipal, o vereador Éde Abib também solicita sinalização. O mais indicado é a reflexiva, no acesso com a Desembargador Benvindo Valente, para orientar o motorista quanto à passagem de via preferencial.