Representante do Legislativo participa de reunião da ABNT

por Assessoria Comunicação publicado 04/08/2008 17h30, última modificação 22/06/2021 06h55

O diretor de Apoio às Comissões da Câmara de Curitiba, José Carlos Lauter, participou, em São Paulo, de reunião para criação de normas de fabricação e utilização de brinquedos infláveis, na sede da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Os estudos avançam sobre normas européias, tidas como referência em segurança. A normatização é motivada por discussões levantadas pela Câmara de Curitiba, onde funcionou, no ano passado, comissão especial sobre o assunto.
Desta reunião da Comissão de Estudo Especial de Segurança de Brinquedos Infláveis de Grande Porte da ABNT, no fim da última semana, participaram, segundo Lauter, cerca de 30 pessoas, entre produtores, consumidores e “neutros” (pessoas da comunidade de diversas áreas de atuação). Durante o encontro os especialistas da entidade explicaram os procedimentos para criação das normas de segurança e marcaram a agenda de discussões neste ano. Estão acertadas novas reuniões para os dias 15 do mês que vem, 28 de outubro e 25 de novembro, em São Paulo, para dar continuidade aos estudos.
Normas
A norma, conforme Lauter, será aplicável aos equipamentos infláveis destinados às crianças da faixa etária de 14 anos ou menos, individual ou coletivo. A norma especifica as exigências de segurança aos equipamentos em que as atividades principais são pular e deslizar. Estabelece medidas frente aos riscos e também para reduzir ao mínimo os acidentes dos usuários, dirigidas a todos os responsáveis pelo desenho, fabricação e fornecimento dos infláveis. Não será aplicável a aparelhos infláveis e de lazer para água, brinquedos domésticos, a estruturas sustentadas com ar e equipamentos usados para salvamento.