Projeto incentiva uso de biocombustíveis

por Assessoria Comunicação publicado 05/08/2008 16h10, última modificação 22/06/2021 06h52
A Câmara de Curitiba aprecia projeto que prevê a criação de programa municipal de prevenção, redução e compensação de emissão de dióxido de carbono e outros gases veiculares de efeito estufa. A proposta é incentivar a melhor utilização de combustíveis fósseis e o aumento do consumo de biocombustíveis. A matéria já tem pareceres favoráveis das comissões permanentes da Casa e aguarda inclusão na pauta de votação em plenário.
Conforme o documento, o estímulo ao uso de biocombustíveis, se aprovado em plenário e sancionado pelo prefeito, será através da concessão de incentivos e prêmios, inibição de ações danosas ao meio ambiente, multando os maiores poluidores; melhora do transporte coletivo, incentivando sua utilização e integração do meio acadêmico, setores público e privado e o terceiro setor em debates, estudos, projetos e ações sobre o tema.
Impacto
Segundo a matéria, “os benefícios do programa deverão ser imediatos para a população, porque, além da prevenção e redução da emissão de gases nocivos à camada de ozônio, com efeitos danosos,  a cidade terá melhor qualidade de ar, refletindo na saúde pública. Além disso, a redução do uso de veículos particulares em favor do uso do transporte coletivo vai melhorar as condições de tráfego.”