Relatório sugere monitoramento constante da ponte do parque Tingui

por Assessoria Comunicação publicado 10/12/2019 12h00, última modificação 12/11/2021 08h11
“A ponte de madeira tem que ser monitorada. Além disso, tem que haver um cuidado maior com a sinalização e um controle maior de carga, que tipo de veículo vai passar por lá”. A recomendação é do coordenador do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI), Mauro Lacerda Santos Filho, que nesta segunda-feira (9) entregou o relatório da inspeção técnica realizada pela Comissão Especial para Avaliação de Pontes e Viadutos da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) ao parque Tingui, no final de novembro. A vistoria, que também foi feita no viaduto Colorado, foi acompanhada pela instituição, vinculada à UFPR.

No dia da averiguação, que contou com o apoio de técnicos do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), o próprio professor já havia adiantado que o estado da ponte do Tingui era de “regular para ruim”. Ontem, Mauro Lacerda observou que a passagem “tem aspectos de obra provisória” e, por isso, exige monitoramento constante devido ao fluxo intenso de veículos e à falta de controle de carga. Para solucionar o problema, ele recomendou a construção de uma nova ponte, respeitando as características arquitetônicas do lugar.

Em relação ao viaduto Colorado, o coordenador do ITTI disse que a obra “encontra-se em bom estado”, mas aconselhou a redução da velocidade dos veículos, “principalmente na região da junta estrutural”. Recomendação que reforça a análise primária do engenheiro civil Rui Medeiros, do IEP que, em novembro, havia identificado o problema na junta estrutural e sugeriu “talvez uma substituição”, em razão de uma movimentação bastante exagerada naquela região. Relator da Comissão Especial, Bruno Pessuti (PSD) informou que os relatórios parciais serão encaminhados ao Poder Executivo em forma de alertas de manutenção.

Sugestões dos institutos
Parceiros nas vistorias técnicas, tanto o ITTI quanto IEP fizeram duas sugestões para aprimorar o trabalho da Comissão Especial. A primeira é para que a CMC promova um concurso entre alunos de cursos de Arquitetura e Urbanismo para o desenvolvimento de um projeto para uma nova ponte no parque Tingui, sendo o projeto vencedor enviado para a Prefeitura de Curitiba como sugestão. Tanto Mauro Lacerda, quanto Rui Medeiros, observaram que esse projeto deverá respeitar as características arquitetônicas e paisagísticas do parque.

Outra ideia apresentada aos vereadores é para que o Legislativo crie uma ferramenta online, a ser disponibilizada em smartphones, para que os cidadãos possam cadastrar problemas estruturais que encontrarem nas pontes e viadutos de Curitiba – como rachaduras, erosão, acúmulo de materiais, vibrações excessivas – indicando localização e fotos. “No instante em que o cidadão tem um lugar onde consegue apresentar uma demanda e essa demanda pode ser enviada a um corpo técnico que permite trazer soluções para resolver qualquer problema que essa demanda inclua, isso significa uma eficiência muito grande do poder público”, destacou o coordenador do ITTI.

“É uma sugestão muito bem-vinda, até porque essa proposta que veio da UFPR é um site interativo, onde a pessoa poderá identificar o local [com problemas estruturais], enviar a foto e apontar, pela graduação, qual é o problema – se é rachadura, se é falta de calçada, se é o fluxo”, analisou o presidente do colegiado, Mauro Ignácio (PSB).

Próximos passos

Uma nova vistoria técnica já está marcada pela Comissão Especial de Pontes e Viadutos para a próxima quinta-feira (12). Os vereadores e técnicos do ITTI e IEP vão inspecionar dois viadutos na BR 277, o que faz a ligação entre os Contornos Sul e Norte e o Viaduto do Orleans. A agenda está prevista para 12 horas. O colegiado também estuda a prorrogação de suas atividades, previstas inicialmente para serem concluídas em 30 dias a partir de 20 de novembro, quando da sua instalação.

Denúncias e sugestões
O site da Câmara de Vereadores disponibiliza um canal para o envio de denúncias e sugestões à Comissão Especial. O banner está disponível na capa do site do Legislativo. Além das redes sociais, postando uma foto da ponte ou viaduto mais a hashtag #ponteseviadutoscuritiba, a população pode participar pelo e-mail comissao.ponteseviadutos@cmc.pr.gov.br

A comissão
Formada por nove vereadores, a comissão pretende prevenir acidentes e tragédias, como os registrados em outras cidades brasileiras, geralmente por falta de manutenção. O colegiado vistoriou e avaliou a segurança das pontes e viadutos, estabelecendo um catálogo oficial e apresentando à Prefeitura de Curitiba e demais órgãos competentes um relatório com o resultado das inspeções e demais atividades.

Presidido por Mauro Ignácio, o colegiado tem Professor Silberto (MDB) na vice-presidência e Bruno Pessuti na relatoria. Também participam, conforme a proporcionalidade dos partidos representados na Casa, os vereadores Cacá Pereira (DC), Dr. Wolmir Aguiar (PSC), Marcos Vieira (PDT), Maria Manfron (PP), Oscalino do Povo (Pode) e Serginho do Posto (PSDB).