Reconhecido pela Câmara recordista de Wheeling Bike

por Assessoria Comunicação publicado 14/11/2017 13h05, última modificação 22/10/2021 09h17

Na sessão plenária desta terça-feira (14), os vereadores de Curitiba aprovaram o requerimento de votos de congratulações e aplausos a Márcio Leandro Gay (Leandro Sekko) pela quebra do recorde mundial na modalidade Wheeling Bike (manobras de  bicicleta sobre só uma roda). Sekko permaneceu pedalando sobre apenas uma roda por 12 horas, 1 minuto e 6 segundos ininterruptos. O requerimento (077.00465.2017) teve a autoria de vários vereadores por iniciativa de Tico Kuzma (Pros), que saudou o homenageado. “O desafio foi acompanhado por representantes do Ranking Brasil e o recorde já está homologado”, disse o parlamentar.

De acordo com Kuzma, citando Sekko, "O sentimento final foi de alívio, de missão cumprida. O pior momento foi o início, as quatro primeiras horas. Olhava no cronômetro e o tempo não passava. Pensava que tivesse passado meia hora e eram só 10 minutos. A questão do tempo foi muito sofrida". Foram três meses de preparação e dieta especial com o apoio do médico Waldir Altmann Júnior, da nutricionista Márcia Kuritza, do enfermeiro Maurício Ramos e do hipnoterapeuta Edson Borgezan. Para Sekko, o momento mais difícil foi a quarta hora. "Foi o momento de mais fraqueza, dores e cãibra. O que me fez não parar foi o apoio médico e nutricional que tive nessa hora. Sem contar o apoio psicológico do hipnoterapeuta, que me motivava e não deixava desistir”, explicou o atleta.

Sekko apresentou-se profissionalmente durante 17 anos na equipe "Pro Tork Arte & Domínio". Já realizou 900 shows em 13 estados do Brasil além de ter se apresentado também na Argentina e na Bolívia. “Em 2008”, disse Kuzma, “Sekko superou seu primeiro desafio, tornando-se recordista brasileiro empinando uma bicicleta, por ininterruptas oito horas. Foi então, que em 2010, conquistou seu recorde mundial e atual de 11 horas,12 minutos e 4 segundos, com quatro paradas de 5 minutos cada”. Kuzma passou as gravações de congratulações a Sekko feitas pelo prefeito Rafael Greca e pelo vice, Eduardo Pimentel. Para Greca, Sekko é um “exemplo de tenacidade”. Kuzma também destacou a cessão do Ginásio do Tarumã pelo governo do estado para a realização do evento.

Professor Euler (PSD) parabenizou Sekko. “O desgaste físico foi gigantesco, mas ele provou que era possível”, disse o vereador. Goura (PDT) ressaltou os estímulos à bicicleta enquanto esporte. “Seja pela implantação da quadra de BMX, sejas pela recuperação do velódromo e também das modalidades acrobáticas. Curitiba é um celeiro de talentos e é importante que valorizemos isso junto às políticas de mobilidade”. Para Cristiano Santos (PV), Sekko é um exemplo para todos os curitibanos. “Bater o próprio recorde é algo digno de reconhecimento”. “Parabéns, você é certamente um grande esportista”, disse Maria Manfron (PP).