Reabertura das maternidades será debatida na Tribuna Livre

por Sophia Gama*, especial para a CMC — publicado 16/11/2021 15h30, última modificação 17/11/2021 19h11
O espaço para debates durante a sessão plenária receberá a coordenadora do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher, convidada pela Procuradoria da Mulher da Câmara.
Reabertura das maternidades será debatida na Tribuna Livre

A Tribuna Livre serve como canal de interlocução entre a sociedade e os vereadores. (Foto: Cido Marques/FCC)

Durante a sessão plenária desta quarta-feira (17) na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), o espaço da Tribuna Livre será concedido à Mariana Martins Nunes, coordenadora do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem). A convite da Procuradoria da Mulher, Nunes irá falar sobre o parto humanizado e a reabertura das maternidades (076.00042.2021).

O Nudem, da Defensoria Pública do Paraná, tem como objetivo consolidar e garantir o acesso a todos os direitos das mulheres, operando não só judicialmente, mas também extrajudicialmente. Já a Procuradoria da Mulher da CMC tem como procuradora a vereadora Maria Leticia (PV), e, como procuradoras adjuntas, Noemia Rocha (MDB) e Carol Dartora (PT).

A Procuradoria da Mulher já promoveu uma audiência pública a respeito do tema, no início do mês, que contou tanto com representantes do Poder Executivo quanto de associações e entidades que atuam no tema (assista).

A justificativa do requerimento da Tribuna Livre afirma que, mesmo que os indicadores da covid-19 tenham caído significativamente, o índice de mortalidade infantil cresceu. Assim, questões referentes à reabertura das maternidades, servidores realocados por conta da covid-19 e outras serão o tema do debate desta quarta-feira.

Tribuna Livre
A Tribuna Livre é um espaço democrático de debates mantido pela CMC, para ser um canal de interlocução entre a sociedade e os parlamentares. Conforme o Regimento Interno do Legislativo, os debates ocorrem nas quartas-feiras, durante a sessão plenária – conforme acordo de líderes, após os pronunciamentos do pequeno expediente.

Os temas discutidos na Tribuna Livre são sugeridos pelos vereadores, que por meio de um requerimento indicam uma pessoa ou entidade para discursar e dialogar no plenário. As falas neste espaço podem servir de prestação de contas de uma entidade que recebe recursos públicos, apresentação de uma campanha de conscientização, discussão sobre projeto de lei em trâmite na Casa etc.

Se você participa de uma entidade, representa uma causa ou atividade coletiva, entre em contato com um dos vereadores para sugerir a realização da Tribuna Livre. O RI veda o uso desse espaço por representantes de partidos políticos; candidatos a cargos eletivos; e integrantes de chapas aprovadas em convenção partidária.

Clique aqui para consultar todos os temas já abordados na Tribuna Livre em 2021.

*Notícia elaborada pela estudante de Jornalismo Sophia Gama*, especial para a CMC

Supervisão do estágio: Fernanda Foggiato

Revisão: José Lázaro Jr