Questionadas obras contra enchentes do Rio Barigui

por Assessoria Comunicação publicado 04/11/2013 15h15, última modificação 21/09/2021 06h49

O vereador Chicarelli (PSDC) utilizou o pequeno expediente, na sessão desta segunda-feira (4), para questionar a etapa final de obras para contenção de enchentes do Rio Barigui, na altura da Vila Rigoni e da rua Bernardo Meyer. Ele apresentou pedido de informações ao município referente à matéria (062.00465.2013).

O parlamentar indaga se foram realizadas obras para alargamento e aprofundamento do rio na altura da rua Desembargador Cid Campelo e o que foi realizado quanto ao despejo de esgoto. Chicarelli também aponta que a margem próxima ao final da rua Rodrigo Faiçal Zeni está “excessivamente baixa”, considerando-se que a área é a que mais sofre com alagamentos.

Para Dirceu Moreira (PSL), as obras “estão sendo maquiadas”. Ele afirmou que também vai apresentar pedido de informações referente ao tema. O debate ainda gerou outras considerações sobre os rios da capital. Chicarelli disse que o título de Curitiba como Cidade Ecológica deveria ser “cassado”, devido à poluição dos rios.

“O título é fictício. Foi criado de forma propagandística”, respondeu o líder do prefeito, Pedro Paulo (PT). O vereador defendeu projetos que o município implantará nos próximos anos, com financiamento do governo federal, para despoluir e realizar a dragagem dos rios. Ele também sugeriu a apresentação de emendas ao Plano Plurianual 2014-2017.

Na avaliação de Pier Petruzziello (PTB), Curitiba foi sim capital ecológica e ainda é exemplo para o Brasil. Já o presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Bruno Pessuti (PSC), destacou as atividades do colegiado para tratar da poluição dos rios, como a realização de audiências públicas (leia mais).