Proposto programa para reduzir poluição

por Assessoria Comunicação publicado 28/07/2008 17h40, última modificação 22/06/2021 06h45
Proposta de criação do Programa de Inspeção de Emissões de Poluentes e Ruídos veiculares está sendo analisada na Câmara de Curitiba. O objetivo é reduzir progressivamente o nível de emissão de partículas e gases do efeito estufa de veículos do transporte coletivo, de fretamento, táxi, transporte escolar e funerário, além dos utilizados pela administração pública.
De acordo com o projeto, as inspeções avaliarão emissões e níveis de ruído, atendendo às exigências do Código de Trânsito Brasileiro e do Conselho Nacional do Meio Ambiente. Os veículos reprovados ou que não passarem por inspeção não poderão operar os serviços a que estão vinculados. A inspeção periódica e certificação serão obrigatórias, de acordo com as necessidades de cada modalidade de transporte e dos veículos utilizados na prestação de serviços.
Na justificativa do documento estão os benefícios da aprovação da proposta. “A emissão de poluentes e ruídos emitidos por automotores contribui com a redução da qualidade de vida, principalmente nos centros urbanos. Os gases e partículas inaláveis implicam no aumento das taxas de morbidade, mortalidade e doenças respiratórias e auditivas.”
Benefícios
A proposição pretende contribuir, ainda, para a redução de acidentes causados por falta de regulagem dos motores, oferecer mais conforto e agilidade nos serviços de transporte público e garantir à população que circula nas áreas centrais condições ideais de limite de poluição pela coibição da emissão de fumaça, gases poluentes, ruídos e sonorização desregrada e prejudicial à saúde.