Proposta gratuidade nos ônibus para pessoas acima de 60 anos

por Assessoria Comunicação publicado 26/03/2014 11h45, última modificação 22/09/2021 09h52

Está em tramitação na Câmara de Curitiba o projeto de lei de Sabino Picolo (DEM) que propõe a gratuidade no transporte coletivo da capital para pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. A iniciativa – lida no pequeno expediente da sessão da última segunda-feira (24) – modifica duas leis municipais que regulamentam a isenção da tarifa.

O texto (005.00054.2014) altera o inciso IV do artigo 19 da Lei do Transporte Coletivo (lei municipal 7.556/1990), que isenta o pagamento da tarifa para pessoas com 65 anos ou mais. Já o parágrafo único do artigo 1º da lei municipal 10.322/2001 ganha nova redação, estabelecendo que “as pessoas compreendidas na faixa etária entre 60 e 65 anos somente poderão usufruir” da gratuidade se estiverem cadastradas junto à Urbs.

Conforme Sabino Picolo, em 2013 uma proposição semelhante foi aprovada na Câmara Municipal de São Paulo e sancionada pelo prefeito Fernando Haddad (PT). “A iniciativa paulistana beneficia, inclusive, os usuários com idade igual ou superior a 60 anos que moram na região metropolitana”, completa.

O vereador lembra, ainda, que outras propostas similares já tramitaram na Casa, mas foram arquivadas pela Comissão de Legislação, Justiça e Redação. “A isenção vem sendo cobrada pelos que se encontram na faixa etária entre 60 e 65 anos, bem como pelas entidades representativas dos idosos, como a Associação dos Funcionários Aposentados do Banestado (AFAB)”, coloca.

A leitura em plenário marca o início da tramitação de um projeto no Legislativo. Agora a proposição segue até a Procuradoria Jurídica, para instrução, e depois passará pelas comissões permanentes. Cumpridas essas etapas, e se ela não tiver sido arquivada em fases anteriores (Legislação ou iniciativa do próprio autor), será discutida e votada em plenário.

Facebook da Câmara Municipal
Em comemoração aos 321 anos da cidade, o Legislativo lançou nesta semana mais duas ferramentas de comunicação da Câmara de Curitiba. Visite a nossa nova página oficial no Facebook (www.facebook.com/CamaraCuritiba) e confira também fotos novas e antigas do Palácio Rio Branco no Flickr (www.flickr.com/photos/camaracuritiba). Lembrando que todo o conteúdo está na internet, em www.cmc.pr.gov.br, e no Twitter, www.twitter.com/camaracuritiba.