Proposta é alternativa para substituir pichações

por Assessoria Comunicação publicado 09/07/2004 00h00, última modificação 03/05/2021 10h48

Uma alternativa para substituir pichações em muros de escolas de Curitiba foi apresentada na Câmara Municipal pelo vereador Sabino Picolo, em projeto de lei que autoriza as associações de pais e mestres a utilizar estes espaços para a propaganda comercial. O documento já teve o parecer favorável da Comissão de Legislação, Justiça e Redação e agora está em análise pela Comissão de Serviço Público.
As propagandas poderão ser de qualquer espécie, excetuando-se as de conteúdo político, referentes a cigarros, bebidas e outros produtos nocivos à saúde, além das que atentem contra a moral e os bons costumes. Para o vereador, é também uma chance maior da unidade escolar obter recursos para aplicar em benfeitorias. “Estes recursos poderiam ser investidos na manutenção dos prédios, em equipamentos, mobiliários ou nas atividades de esporte e lazer, melhorando sensivelmente as condições de aprendizado dos alunos, como um reforço à verba municipal”, esclarece.
Moralização
Sabino Picolo vê com bastante importância seu projeto para contribuir na moralização dos muros atingidos pelas pichações, que “denigrem o ambiente que deveria ser dedicado à elevação da cultura infantil”. A proposta prevê o uso do espaço dos muros das escolas municipais pelo processo de licitação e outorgado através de ato de permissão de uso, a título precário. A propaganda colocada nos muros seguirá as normas vigentes, relativas a licenciamento, penalidades e procedimento fiscal, que regem a publicidade ao ar livre na cidade.
A renda, revertida integralmente para as associações de pais e mestres, ficará vinculada à prestação de contas e, segundo Picolo, “estimulará as entidades a promoverem maior número de melhorias”.