Proposta colocação de câmera em casa de repouso

por Assessoria Comunicação publicado 17/07/2009 16h45, última modificação 24/06/2021 10h57
O vereador Zé Maria (PPS) apresentou projeto à Câmara de Curitiba propondo que abrigos e casas de tratamento monitorem os espaços destinados aos idosos por meio de câmeras de vídeo, transmitindo o dia a dia dessas pessoas simultaneamente para a família, através da internet. “É como se fosse um Big Brother do pai, da mãe. Além de fiscalizar o tratamento dado aos familiares, as câmeras deixam que você olhe para eles, acompanhe o que estão fazendo”, explica Zé Maria.
O vereador informa que, em muitos casos, os familiares optam por delegar o cuidado com os seus idosos às instituições de saúde, casas de repouso e abrigos, sob a assistência dos profissionais conhecidos como "cuidadores", com a intenção de garantir a eles melhor qualidade de vida. "Existe uma demanda das famílias, que anseiam poder acompanhar todo o processo ofertado pelas casas de repouso, supervisionando as atividades diárias, das refeições aos remédios", explica o vereador.
Maus tratos
A medida também busca atenuar problema social percebido tardiamente pela sociedade e pelo poder público. O mau trato aos idosos surge como questão de saúde pública apenas na década de 1980, data dos primeiros estudos sobre o tema no Brasil. Desde então, o assunto tem estimulado cada vez mais pesquisadores e veículos de comunicação a debater formas de combater a violência contra os idosos. A luta já possui até data internacional: em 15 de junho é celebrado o Dia Mundial Contra os Maus Tratos aos Idosos.
Para o vereador, o projeto de lei não pode ser ação isolada no combate à violência contra os idosos, pois os maus tratos domésticos são maioria, segundo estudos, e mais difíceis de serem enfrentados. Pesquisa realizada em Ribeirão Preto (SP), por exemplo, revelou que casos de violência contra idosos praticados por familiares da vítima, chegam a 50% das ocorrências. Os pesquisadores analisaram boletins de ocorrência lavrados pela Delegacia de Proteção ao Idoso e laudos de exames de corpo de delito expedidos pelo Instituto Médico Legal, em 1994.