Incentivo a cooperativas amplia coleta seletiva

por Assessoria Comunicação publicado 17/07/2009 16h40, última modificação 24/06/2021 10h53
O vereador Pedro Paulo (PT) propôs que a administração municipal ofereça incentivos às cooperativas de catadores de material reciclável, como forma de ampliar a coleta seletiva de lixo. “O papel exercido pelos catadores de material reciclável tem sido de grande relevância para a sociedade. Estima-se que cerca de 50% do lixo reciclável de Curitiba seja recolhido por esses trabalhadores. É uma grande contribuição para o meio ambiente, pois evita que esse material seja levado o aterro sanitário”, informa o parlamentar.
Pedro Paulo entende que cabe ao poder público o estímulo à formação de novas cooperativas, que façam a triagem e reciclagem desses materiais, somadas às ações de educação ambiental. “A prefeitura precisa dar o suporte necessário à organização desses trabalhadores, que tem autonomia para gerir as suas próprias ações. Propostas educativas são importantes para que as famílias separem o lixo em casa e o entreguem aos trabalhadores de material reciclável", explica.
Reconhecimento
Para o vereador, a aprovação do projeto lei implicaria na criação de empreendimentos que geram renda, no resgate da cidadania através do direito básico ao trabalho e na preservação dos recursos naturais. Pedro Paulo destaca que os benefícios da atividade à sociedade já foram reconhecidos, inclusive pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que conversou com cooperativas e associações de trabalhadores do material reciclável, em Brasília. "Ser recebido pelo presidente da República é sinal de reconhecimento que deveria ser reproduzido nas outras instâncias do governo, nos Estados e nas cidades", reforça Pedro Paulo.