Breda homenageado na Câmara

por Assessoria Comunicação publicado 17/07/2009 14h20, última modificação 24/06/2021 10h56
O empresário Aílton Antonio Breda, recentemente falecido em trágico acidente de automóvel, foi destacado na Câmara Municipal de Curitiba pelo vereador Mario Celso Cunha (PSB). Além do voto de profundo pesar, o vereador encaminhou proposta para denominação de logradouro público, visando perpetuar a memória do empresário.
“Breda foi um gigante como amigo, empresário e chefe de família. Sua marca de simpatia o conduziu a caminhos vitoriosos, ganhando destaque nacional como empresário na área da revenda de automóveis”, disse Mario Celso. Filho de Antonio Aílton Breda e Josilda Miola Breda, deixou esposa, Tatiana Sotto Marior Franco Breda e duas filhas: Tayana Sotto Maior Franco Breda e Amanda Sotto Maior Franco Breda.  Era sócio-proprietário das lojas de automóveis Auto-Laser, em Curitiba.
Aílton Breda era desportista, tendo atuado no Esporte Clube Pinheiros e no esporte amador. Jogava de ala e ponta direita. Era um craque do futevolei, tendo conquistado vários troféus em competições oficiais, como foi no recente torneio do Sesc, onde foi vice-campeão ao lado dompanheiro Erivelton Melo. Torcedor fanático do Clube Atlético Paranaense, era conselheiro do clube.
Tudo começou nos anos 90, quando Breda era um bem sucedido comerciante, proprietário de bancas de revistas e casas lotéricas. Depois, em sociedade com os amigos Marco Antonio Miola e César Blum, inaugurou a loja Auto-Laser, a princípio na rua Sete de Abril com a rua XV de Novembro. Foi um sucesso, onde Breda e Miola ampliaram o número de amigos e ficaram somente os dois na sociedade. Mais tarde, abrirarm a loja da rua Itupava, onde também inauguraram outros espaços para estacionamento e garagem dos veículos, além de um refeitório para os funcionários. Graças ao padrão de atendimento e confiança nos negócios, ampliaram as ações da empresa para um shopping e também para uma nova loja no bairro de Santa Felicidade. Em 2004 ganhou o Prêmio Consagração Pública Municipal na Câmara de Curitiba.
Segundo Mario Celso, “Bredinha foi um guerreiro vencedor em vida e deixou uma imagem das mais positivas junto aos amigos e familiares. Uma pessoa do bem, sempre disposto a ajudar o próximo. Era muito querido pelos clientes e sempre estava disposto a resolver os mínimos problemas. Tinha sempre um sorriso no rosto e uma palavra amiga”. O prefeito Beto Richa quando soube do falecimento de Aílton Antonio Breda enviou uma mensagem dizendo que o “comerciante Aílton Antonio Breda foi importante na história do empresariado paranaense, gerando empregos e impostos para a sociedade curitibana. Sua perda é profundamente lamentada”.
O empresário Nilton Franco, sogro do homenageado, afirmou que “Breda era mais que um genro, era um filho que merecia todo meu carinho. Estou até hoje chorando sua perda, mas confortado pela história que ele construiu. Minha filha e minhas netas terão sempre muito orgulho do marido e pai carinhoso que sempre foi”. O vereador Mario Celso concluiu dizendo que “um dia perguntei para um religioso porque Deus tira do nosso convívio tanta gente boa e deixa viver tantos maus. Ele me respondeu dizendo que o que seria de Deus se ele só levasse os ruins? Quem ficaria ao lado dele? Ele precisa também dos bons para ficar ao seu lado. É uma tese que respeito. Com certeza, se tiver futevolei no céu, o time do bem já tem um novo campeão. Saudades Bredinha...” finalizou o vereador.