Proposta campanha sobre lixo consciente

por Assessoria Comunicação publicado 09/09/2008 16h35, última modificação 22/06/2021 07h33
“Lixo consciente, uma idéia reciclável” é o tema de campanha para disciplinar o acondicionamento e postura de resíduos e manter a cidade limpa. A proposta, em apreciação na Câmara de Curitiba, é criar campanha educativa nas unidades de ensino da rede municipal e à população. Pretende-se, portanto, esclarecer a forma correta de colocar o lixo nas calçadas e os horários de coleta determinados pela Prefeitura.
A coleta dos resíduos orgânicos (restos de alimentos, papéis usados e fraldas descartáveis, por exemplo), conforme tabela da Prefeitura, é feita em dois turnos: pela manhã, após as 7h, e à noite, depois das 18h. E o lixo reciclável (papéis, plásticos, vidros, metais, sucatas de fogão e produtos eletroeletrônicos, entre outros materiais) tem a coleta marcada em três turnos: depois das 7h, das 15h30 e 18h.
Educação
O correto armazenamento e postura do lixo nos horários previstos pela Prefeitura pode evitar a exposição incorreta e que as embalagens sejam abertas por animais abandonados, espalhando os resíduos pelas ruas. Uma das sugestões apresentadas no projeto é firmar convênio com a Secretaria Municipal da Educação, apostando na educação desde a infância.