Promotora de Justiça terá Cidadania Honorária de Curitiba

por Fernanda Foggiato | Revisão: Ricardo Marques — publicado 29/11/2023 14h20, última modificação 29/11/2023 14h28
Cidadania Honorária de Curitiba à promotora de Justiça Beatriz Spindler de Oliveira Leite foi aprovada em 1º turno.
Promotora de Justiça terá Cidadania Honorária de Curitiba

Promotora de Justiça Beatriz Spindler de Oliveira Leite participou de Tribuna Livre da Câmara, em junho passado. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Nesta quarta-feira (29), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou o projeto de decreto legislativo para conceder a Cidadania Honorária da capital paranaense à promotora de Justiça Beatriz Spindler de Oliveira Leite, do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça da Criança, do Adolescente e da Educação do Ministério Público do Paraná (MP-PR). De iniciativa do vereador Sidnei Toaldo (Patriota), a proposta recebeu 25 votos “sim” e 2 “não”, na análise em primeiro turno. A segunda votação será na próxima semana.

Toaldo lembrou da participação da homenageada na Tribuna Livre da Câmara de Curitiba, em junho deste ano, para debater a violência contra a escola. A promotora de Justiça também foi convidada para audiência pública da Casa, em maio, sobre o tema. “Não teríamos como não homenageá-la como este título mais honroso da cidade de Curitiba”, disse o autor.

A Cidadania Honorária é o título mais importante que os vereadores podem entregar para personalidades em Curitiba, mas nascidas em outras cidades, enquanto o Vulto Emérito é entregue a curitibanos de destaque. Beatriz Spindler de Oliveira Leite é natural de Maringá (PR) e vive na capital paranaense desde 1996. A promotora de Justiça ingressou no MP-PR em 2003 e focou a carreira, nos últimos dez anos, na defesa dos direitos da criança e do adolescente, em especial no campo da educação (115.00008.2023).