Proliferação de radares, propaganda comunista e mais notas de 11 de abril

por Fernanda Foggiato, José Lázaro Jr. e Mauricio Geronasso*, especial para a CMC — publicado 12/04/2022 09h20, última modificação 12/04/2022 09h35
Proposições lidas no pequeno expediente, debates, registros, visitas e outros conteúdos.

Proliferação de radares”
Dizendo que está em curso “uma indústria da multa” em Curitiba, caracterizada pela “proliferação de radares” de trânsito, Denian Couto (Pode) pediu que a Câmara de Vereadores reaja a esse cenário. “Até quando vamos aceitar radares caça-níqueis? Tem um radar na via paralela à Linha Verde que já autuou 13 mil motoristas! E a Câmara não reage?”, denunciou. Couto disse que tem feito pedidos de informação sobre o assunto à Prefeitura de Curitiba, mas que as respostas são insuficientes. “Ela não explica o porquê”.

Punhos cerrados I
Em tom de denúncia, Eder Borges (PP) acusou professores do Colégio Estadual Francisco Zardo, em Santa Felicidade, de estarem fazendo vista grossa para a circulação de panfleto da Ubes (União Brasileira de Estudantes Secundaristas) com críticas ao governo federal e figuras de jovens com os punhos cerrados para o alto. Ele afirma que há propaganda comunista no material da Ubes, que, em tese, deveria ser só uma campanha para que os jovens façam o título de eleitor.

Punhos cerrados II
Tudo bem estimular os jovens a tirarem o título de eleitor, o problema é que escola não é ambiente para propaganda político-ideológica. Esse material diz coisas absurdas. Mostra jovens com os punhos cerrados, que é um símbolo do comunismo. Insinua relação do presidente [Bolsonaro] com os crimes de racismo e homofobia. Deixo o meu repúdio a cada professor que permite a entrada desses delinquentes para lavagem cerebral dos nossos estudantes.”

Preço da luz
O vereador Sidnei Toaldo (Patriota) comemorou em plenário a volta das contas de energia elétrica à bandeira verde, “que pode reduzir o valor da conta em até 20%”. “Temos que rever os tributos cobrados sobre a luz, a água e os combustíveis, que tanto pesam no orçamento das pessoas menos favorecidas”, defendeu o parlamentar.  

Representatividade negra
A indicação da juíza Brown Jackson, de 51 anos, para a Suprema Corte dos EUA, foi festejada em plenário pelo vereador Dalton Borba (PDT). Ele destacou que ela é a primeira mulher negra a integrar a mais alta instância da Justiça daquele país. “É uma notícia muito boa, espero que os EUA tenham mais sorte que o Brasil, que após o [ministro do STF] Joaquim Barbosa [se aposentar] não voltou a reservar uma de suas vagas para a representação de minorias”, protestou.

Projeto retirado
O plenário aprovou a retirada e o arquivamento de projeto de lei, de iniciativa do vereador Leonidas Dias (Solidariedade), que previa multa à fraude no teste de detecção da covid-19 (005.00268.2021). Com a atualização da lei, justifica o autor, a proposta perdeu o objeto (073.00005.2022).

Registros em plenário
Segunda-secretária do Legislativo, Professora Josete (PT) representou a Câmara de Curitiba, nesta manhã, em audiência pública da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep). O debate foi sobre os critérios e a transparência para o subsídio ao transporte público. Já Amália Tortato (Novo) registrou a visita do colega de partido Fabrizio Meller.

Diabetes nas escolas*
Um substitutivo geral (031.00023.2022), apresentado pelo vereador Alexandre Leprevost (Solidariedade), altera o teor do projeto de lei que dispõe sobre o Programa de Conscientização do Controle do Diabetes em crianças e adolescentes, na rede blica e privada de ensino de Curitiba (005.00175.2021). Do teor original, ele faz ajustes a fim de garantir uma forma mais educativa e sem custo ao erário para implementação do projeto.

Academias de ginástica*
Marcelo Fachinello (PSC) protocolou requerimento para anexação de documentos (045.00044.2022) no projeto de sua autoria que solicita a alteração da lei municipal 13.559/2010, que trata da exigência de atestado médico de aptidão física para quem frequenta academias de ginástica (005.00285.2021).

Cohab*
Informações sobre a efetivação do aluguel social e a entrega de chaves aos moradores da região do bairro Cajuru, Vila Divino, é o tema de pedido de informações do vereador Pastor Marciano (Republicanos) à Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab-CT) (062.00236.2022).

Unidade Básica de Saúde*
Os impactos do fechamento da Unidade Básica de Saúde Medianeira aos moradores das regiões atendidas, bem como a destinação do espaço ocupado pela unidade é o tema da solicitação de pedido de informações da vereadora Maria Letícia (PV) à Secretaria Municipal da Saúde (062.00237.2022).

Servidores municipais*
Ambos os requerimentos da vereadora Professora Josete (PT) tratam de questões de servidores municipais. O primeiro solicita informações sobre os valores gastos com vale-transporte para profissionais do magistério (062.00238.2022). O segundo pedido questiona sobre os servidores que se aposentaram no período de 2017 a 2022 no Município de Curitiba (062.00238.2022).

Intérprete de Libras*
A vereadora Carol Dartora (PT) solicita à Prefeitura de Curitiba informações sobre os tradutores e intérpretes de libras que trabalham no município (062.00240.2022).

Estação tubo*
As alterações dos projetos geométricos nas estações tubo, em frente à Igreja do Senhor Bom Jesus do Portão, após as obras de revitalização na avenida República Argentina, fazem parte do pedido de informações (062.00241.2022) à Prefeitura de Curitiba por parte da vereadora Indiara Barbosa (Novo).

Radares*
O pedido de informações feito pelo vereador Denian Couto (Pode) à Prefeitura de Curitiba solicita que sejam esclarecidos os critérios técnicos de instalação dos radares e de lombadas eletrônicas no município (062.00242.2022).

Jardinete*
O vereador Mauro Ignácio (União) solicita informações à Prefeitura de Curitiba acerca da reimplantação da jardinete entre as ruas Independência e Pedro Correa da Cruz, no bairro São Braz (062.00243.2022).

Imóvel*
Informações sobre imóvel desocupado de propriedade da Prefeitura de Curitiba, situado entre as ruas Estanislau Selenki, Francisco Gabardo Filho e Paulo Deconto no bairro Umbará, bem como sua destinação fazem parte da solicitação do vereador Tito Zeglin (PDT) ao Município (062.00244.2022).

EstaR*
O vereador Professor Euler (MDB) solicita informações à Prefeitura de Curitiba sobre o decreto 1528/2019, que regulamenta o uso de vagas de EstaR e isenção de cobrança para veículos elétricos (062.00245.2022). O pedido visa incentivar o uso de veículos menos poluentes.

Seguro de vida*
Serginho do Posto (União) solicita informações à Prefeitura de Curitiba sobre o programa de seguro de vida dos servidores municipais (062.00246.2022).

Interbairros I*
Os horários e a quantidade de veículos em operação na linha Interbairros I é o tema do pedido de informações do vereador Marcos Vieira (PDT) à Prefeitura de Curitiba (062.00247.2022).

 

*Nota elaborada pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Revisão:
Vanusa Paiva