Projeto nomeia ciclovia em homenagem ao Oil Man

por Julia Yamame, especial para a CMC* — publicado 07/07/2025 05h00, última modificação 07/07/2025 10h56
Proposta em análise na Câmara de Curitiba quer batizar ciclovia no Parque Bacacheri em homenagem póstuma ao Oil Man, personagem criado por Nelson Rebello. Iniciativa é de Jasson Goulart.
Projeto nomeia ciclovia em homenagem ao Oil Man

Ligação do Oil Man com o ciclismo motiva projeto do vereador Jasson Goulart em Curitiba. (Foto: Cesar Brustolin/PMC)

Está em tramitação na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) um projeto de lei que propõe nomear a ciclovia do Parque Bacacheri como “Ciclovia Nelson Rebello – Oil Man”. A iniciativa, de autoria do vereador Jasson Goulart (Republicanos), busca homenagear o personagem urbano conhecido por circular de bicicleta usando apenas roupas de banho.

A proposta tem como objetivo reconhecer a contribuição de Nelson Rebello à identidade cultural da capital paranaense. Conhecido como Oil Man, ele se tornou uma figura popular por pedalar pelas ruas de Curitiba vestido com sunga, óculos escuros e o corpo coberto de óleo, especialmente em dias de sol. Nelson Rebello faleceu em março deste ano, aos 64 anos, vítima de uma parada cardiorrespiratória. 

Na justificativa da proposta, o autor afirma que Rebello “conquistou o carinho e admiração dos curitibanos” por sua presença constante nas ruas e parques da cidade. “Nelson Rebello transformou sua rotina em um símbolo de liberdade, leveza e irreverência”, apresenta o parlamentar.

Para Goulart, o Oil Man “não era apenas uma figura excêntrica, mas alguém que trouxe alegria e espontaneidade ao cotidiano urbano”. O vereador ressalta que a homenagem “visa eternizar a memória de uma personalidade marcante da cidade e reconhecer seu impacto afetivo e cultural junto à população”.

O projeto foi protocolado no dia 31 de março (005.00299.2025). Ele já recebeu a instrução da Procuradoria Jurídica (Projuris) e o parecer da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara de Curitiba. Caso aprovada pelos vereadores e sancionada pelo prefeito, a lei entra em vigor a partir da publicação no Diário Oficial do Município (DOM).

*Notícia elaborada pela estudante de Jornalismo Julia Yamane, especial para a CMC
*Supervisão do estágio: Fernanda Foggiato
*Edição: José Lázaro Jr.