Projeto proíbe plástico em garrafões de água

por Assessoria Comunicação publicado 02/08/2004 00h00, última modificação 13/05/2021 16h26

O uso de películas de plástico na embalagem de garrafões de água pode ser proibido em Curitiba. A determinação está prevista em projeto de lei apresentado na Câmara Municipal. Segundo a proposta, de autoria do vereador Ney Leprevost, considera-se como garrafões os vasilhames de 20 litros, que contêm água potável comercializada para o consumo humano.
O objetivo, diz o parlamentar, é evitar que a população curitibana possa ser prejudicada pela contaminação que pode ser trazida por este material. É que o plástico, que normalmente serve para evitar que o garrafão suje, acaba servindo de veículo para bactérias.
“Estudo realizado pela vigilância sanitária de São Paulo constatou que a eletrostática causada pela película plástica age como imã que atrai e fixa no garrafão poeira e produtos tóxicos. Como parte da embalagem fica em contato com a água a ser consumida, pode ocasionar inúmeras doenças”, afirma Leprevost.
A proposta prevê multa para as empresas que produzirem ou comercializarem garrafões em desacordo com as normas, além de suspensão e até cassação definitiva do alvará de funcionamento, na quarta ocorrência.