Projeto prevê pesquisa de energia alternativa

por Assessoria Comunicação publicado 12/08/2008 15h20, última modificação 22/06/2021 07h00
A Câmara de Curitiba aprecia projeto que prevê a criação de plano de desenvolvimento energético integrado e fundo municipal de energia alternativa para pesquisa e implantação de novas soluções energéticas na cidade, a ser gerido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Os objetivos são econômicos, sociais e sanitários, direcionados ao desenvolvimento integrado entre centros de pesquisa, universidades e concessionárias de serviços públicos através de projetos de produção de biogás, biodiesel e outras soluções destinados ao uso público e privado.
A finalidade do projeto, entre outras questões, é estimular e promover a aplicação das diretrizes políticas de produção de biogás, biodiesel, energia elétrica e outras formas de energia renovável, facilitando o entrosamento com as políticas energéticas estadual e federal. Pelo documento em tramitação, a Prefeitura poderá firmar parcerias com o governo estadual, municípios da região metropolitana e outras prefeituras, visando um projeto com múltiplas funções que integre sistemas de transporte, reciclagem, tratamento e de destinação de resíduos com aproveitamento energético.
Com a medida pretende-se manter a vanguarda em relação ao relacionamento homem e meio ambiente, tornando Curitiba uma cidade ainda melhor para se viver.