Programa Pé no Rio aborda qualidade da água

por Assessoria Comunicação publicado 26/05/2004 00h00, última modificação 12/04/2021 14h25

O alto grau de contaminação dos rios Iraí, Passaúna, Palmital e Nhundiaquara, que excede os índices toleráveis para a preservação ambiental e consumo humano foi o alerta levado pelo “Programa Pé no Rio”, da Rede Bandeirantes de Televisão, ao plenário da Câmara Municipal de Curitiba, nesta terça-feira (25).
Os jornalistas Aderbhal Fortes de Sá Jr, diretor do programa, e Jordana Martines debateram com os vereadores sobre a precária condição dos rios que abastecem os mananciais de Curitiba. A situação foi detectada em função de análises obtidas durante competições ecológicas promovidas pelo programa, com estudantes ambientalistas de cinco universidades locais. Todos os sábados às 11h30, a televisão acaba mostrando, também, o alto comprometimento desses rios, prejudicados por dejetos de todo tipo e origem.
A TV Bandeirantes quer colaborar com a comunidade no processo de revitalização dos rios e voltar a atenção da população para a necessidade da educação ambiental. A escolha da Câmara de Curitiba como fórum deste debate é a possibilidade de uma ação conjunta, através da Comissão de Educação, Cultura, Bem Estar Social e Ecologia, para enfrentar o problema, que, se agravado, pode inviabilizar o consumo de água, em pouco tempo.
Para Jordana Martines, responsável pela edição do programa, “nosso objetivo é o de estimular a conscientização para a educação ambiental, através de um processo simples e simpático, como é o da competição entre equipes”.
Vereadores engajados
A extensão do problema apresentado por Aderbhal de Sá não fugiu à percepção dos vereadores, que se engajaram à parceria de conscientização sobre a educação ambiental. Solicitar que a Prefeitura reedite a campanha do “lixo que não é lixo” será uma das metas. Outra será o “acompanhamento dos vereadores na próxima competição do programa”, anunciou o presidente da Câmara, João Cláudio Derosso (PSDB).
Iniciativa elogiada
Todos os vereadores que participaram do debate cumprimentaram a iniciativa da Rede Bandeirantes, “em chamar a atenção da comunidade para a morte lenta que os rios estão sofrendo”. Mario Celso Cunha (PSB), líder do prefeito, considerou fundamental “a retomada de uma política hídrica para a cidade em que seja ressaltada a responsabilidade geral sobre a conservação dos nossos rios”.
O líder das oposições, Pedro Paulo Costa (PT) disse que esse “é um assunto pluripartidário, devendo ser encarado com seriedade e urgência. A mídia televisiva é um dos meios mais eficazes para estimular a conscientização sobre a preservação hídrica”.