Programa Conhecer para Prevenir é tema da próxima Tribuna Livre

por Sophia Gama*, especial para a CMC — publicado 14/10/2022 09h05, última modificação 18/10/2022 14h01
Iniciativa da Defesa Civil, em parceria com a Secretaria da Educação, orienta alunos, pais e servidores sobre o que fazer em situações de emergência.
Programa Conhecer para Prevenir é tema da próxima Tribuna Livre

O Conhecer para Prevenir realiza simulados surpresa nas unidades da rede municipal de ensino. (Foto: Daniel Castellano/SMCS)

** Matéria atualizada, às 12h desta terça-feira (18), com a indicação da nova oradora da Tribuna Livre, a secretária municipal da Educação.

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebe em plenário, na Tribuna Livre da próxima quarta-feira (19), a secretária da Educação da capital, Maria Sílvia Bacila. O tema em debate é o Programa Defesa Civil na Educação - Conhecer para Prevenir (CPP). Criada em 2005, a iniciativa é de responsabilidade da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Compdec), em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (SME). O objetivo é preparar alunos, pais, professores e demais funcionários da rede municipal para agir em situações de emergência, como acidentes, incêndios, inundações e tiroteios (076.00037.2022). 

A Tribuna Livre foi proposta pelo vereador Leônidas Dias (Solidariedade). Para o parlamentar, é importante que todos conheçam o projeto. “As crianças recebem noções de análise de riscos, meios de prevenção, conceitos de defesa civil e dos principais fenômenos naturais”, explica Dias. 

Regulamentado pela lei municipal 14.579/2014, o Programa Conhecer para Prevenir promove simulados surpresa com as crianças e servidores, além de capacitações sobre os primeiros socorros. As visitas aos equipamentos públicos são semestrais e cada administração regional tem uma mascote

Também são realizados treinamentos periódicos com a brigada de incêndio de cada unidade e reunião com os pais dos alunos, o corpo docente e demais funcionários. A Defesa Civil ainda disponibiliza cartilha online com as orientações em casos de diferentes emergências. 

Segundo levantamentos do Instituto Sprinkler Brasil, em 2021, o número de incêndio estruturais - ou seja, ocorridos em prédios públicos e estabelecimentos privados – cresceu 85,2%, na comparação com o ano anterior. Em todo o país, foram registradas 2.301 ocorrências, sendo 77 em estabelecimentos de ensino. O Paraná concentrou 8% dos incêndios estruturais. 

Tribuna Livre
A Tribuna Livre é um espaço democrático de debates mantido pela CMC, para ser canal de interlocução entre a sociedade e os parlamentares. Os temas em pauta são sugeridos pelos vereadores, que por meio de um requerimento indicam uma pessoa ou entidade para discursar e dialogar no plenário. As falas neste espaço podem servir de prestação de contas de uma entidade que recebe recursos públicos, apresentação de uma campanha de conscientização, discussão sobre projeto de lei em trâmite na Casa etc. 

Conforme o Regimento Interno (RI) do Legislativo, as Tribunas Livres ocorrem nas quartas-feiras, durante a sessão plenária – por acordo de líderes, após o espaço do pequeno expediente. Se você participa de uma entidade, representa uma causa ou atividade coletiva, entre em contato com um dos vereadores para sugerir a realização da Tribuna Livre. O RI veda a participação de representantes de partidos políticos; candidatos a cargos eletivos; e integrantes de chapas aprovadas em convenção partidária. 

Clique aqui para consultar os temas já abordados na Tribuna Livre em 2022. As sessões plenárias começam às 9 horas e têm transmissão ao vivo pelos canais da Câmara de Curitiba no YouTube, no Facebook e no Twitter

*Notícia elaborada pela estudante de Jornalismo Sophia Gama*, especial para a CMC
Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato
Revisão: Vanusa Paiva