Professor receberá cidadania honorária de Curitiba

por Assessoria Comunicação publicado 18/04/2006 19h15, última modificação 08/06/2021 15h49
Foi aprovado nesta segunda-feira (17) projeto de lei do ex-vereador Jônatas Pirkiel (PL), que concede o título de Cidadão Honorário de Curitiba ao professor Eden Januário Netto.
O vereador Pastor Gilso de Freitas (PL) fez a defesa do projeto no plenário da Casa, aprovado por unanimidade pelos demais vereadores. “O currículo deste professor são páginas e mais páginas de trabalho de sucesso, ficando clara a importância da indicação ao título”, disse Freitas, após a leitura do mesmo.
O vereador Angelo Batista (PP), cumprimentou Pirkiel pela indicação, destacando esta ser uma homenagem justa e merecida, diante da contribuição para a sociedade. O líder do prefeito, vereador Mario Celso Cunha (PSDB) também aplaudiu a iniciativa e teceu elogios ao vereador Jônatas Pirkiel, enquanto vereador, e ao Pastor Gilso de Freitas pela defesa do projeto.
Diversos vereadores também cumprimentaram a indicação do professor Eden à cidadania curitibana.
No documento aprovado, o vereador Jônatas Pirkiel justifica a escolha da entrega da cidadania. “Há que se evidenciar todo o trabalho do homenageado em favor do ensino tecnológico do nosso estado. Esta é a maneira de evidenciar o reconhecimento da sociedade àqueles que dão tudo de si para o sucesso de nossa juventude, na formação do caráter, cidadania e qualificação profissional”, ressaltou Pirkiel.
Biografia
Eden Januário Netto nasceu em Santo Antônio da Platina, vindo para Curitiba para cursar Engenharia Industrial Eletrônica, no Cefet. Mais tarde, fez mestrado e doutorado em engenharia elétrica na área de automação, na Unicamp e nos Estados Unidos, respectivamente, além de cursos complementares de curta duração.
No Cefet, foi coordenador do núcleo de Engenharia Hospitalar, Engenharia Industrial Elétrica, assistente do diretor de Relações Empresariais, diretor de Relações Empresariais, sendo, desde 200, Diretor-geral do Cefet.
O professor Eden Januário Netto orientou diversos projetos tecnológicos; desenvolveu projetos transferidos para empresas; coordenou convênios, programas, visitas técnicas internacionais em universidades e indústrias; teve diversos trabalhos publicados e recebeu diversos prêmios.