Procuradoria da Mulher da CMC reúne 100 entidades no lançamento da gestão
A procuradora da Mulher, Carlise Kwiatkowski (PL), e as procuradoras adjuntas, Rafaela Lupion (PSD) e Vanda de Assis (PT), tomaram posse em janeiro. (Foto: Carlos Costa/CMC)
Além da sessão solene em comemoração ao Dia Internacional da Mulher e da reinauguração da Galeria “Vereadoras na Política de Curitiba”, a programação da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) na Semana do Dia Internacional da Mulher também será marcada pelo lançamento oficial da nova gestão da Procuradoria da Mulher (ProMulher) do Legislativo. O evento será nesta quarta-feira (12), às 14 horas, no auditório do Anexo 2.
Em formato de workshop, o lançamento da gestão 2025-2026 da ProMulher contará com a participação de 100 entidades que atuam na promoção da participação feminina no mercado de trabalho, na política e na defesa dos direitos das mulheres. O evento será conduzido pela procuradora da Mulher, Carlise Kwiatkowski (PL), que tomou posse no cargo em 13 de janeiro de 2025. As procuradoras adjuntas Rafaela Lupion (PSD) e Vanda de Assis (PT) também estarão presentes.
Para o evento também são esperadas as presenças de Marli Teixeira, secretária municipal da Mulher e da Igualdade Racial; de Tarsila Santos Teixeira, coordenadora do Naves (Núcleo de Apoio à Vítima de Estupro) do Cevid (Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar), do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR); e de Alessandra Manfredini, coordenadora da Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), representando a deputada estadual Cloara Pinnheiro (PSD), procuradora da Mulher da Alep.
O público presente também irá assistir a uma palestra com o tema “Vozes de Lila’s: Mulheres Protagonistas do Seu Destino”, que será ministrada por Andreia Berté, empreendedora especializada em branding, magnetismo e posicionamento. A programação também inclui a realização de sorteios para que ONGs ou empresas possam apresentar o trabalho de suas instituições.
Qual é a função da Procuradoria da Mulher da Câmara?
A Procuradoria da Mulher tem sua autonomia reconhecida pelo Regimento Interno da Câmara, desde sua criação, em maio de 2019, quando a capital do Paraná se inseriu neste movimento de casas legislativas de todo o país, que instalaram unidades semelhantes para amplificar a defesa dos direitos das mulheres.
As atribuições da ProMulher são receber, examinar e encaminhar aos órgãos competentes denúncias de violência e discriminação contra a mulher, assim como fiscalizar as políticas públicas e os programas municipais para a igualdade entre homens e mulheres e zelar pela participação efetiva das vereadoras nos órgãos e atividades da CMC.
O evento de lançamento da nova gestão representa um marco na continuidade dos esforços da CMC em promover a igualdade de gênero e fortalecer a rede de apoio às mulheres em Curitiba. O workshop será nesta quarta-feira, às 14h, no auditório do Anexo 2 (acesso pela avenida Visconde de Guarapuava, esquina com a rua Lourenço Pinto).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba