Prioridade na matrícula para filhos de vítimas de violência no CMC Podcasts

por Alex Gruba | Revisão: Ricardo Marques — publicado 26/08/2025 17h15, última modificação 02/09/2025 13h13
Projeto de Camilla Gonda (PSB) é debatido no terceiro episódio da série Você quer que vire lei?, programa que integra os podcasts da Câmara Municipal de Curitiba (CMC).
Prioridade na matrícula para filhos de vítimas de violência no CMC Podcasts

Após aval positivo de três comissões, projeto para estabelecer prioridade na matrícula escolar para filhos de mães que sofreram violência doméstica está apto para aprovação em plenário. (Foto: Jean Lucredi)

Prioridade em vaga escolar para filhos de mulheres vítimas de violência doméstica. Esse foi o tema do terceiro episódio da série Você quer que vire lei?, que integra a programação do CMC Podcasts. A vereadora Camilla Gonda (PSB) é a autora do projeto de lei que visa dar preferência na matrícula para casos em que os estudantes precisam mudar de escola devido a agressões contra a mãe.

Inscreva-se no canal do CMC Podcasts no YouTube.

Para aprofundar o debate acerca do tema, a vereadora Gonda trouxe duas convidadas para a bancada do CMC Podcasts. Um delas foi a doutora Flávia Pinho, que, além de médica e professora, é presidente do Instituto Lanterna Luminosa, que presta atendimento social a mulheres em situação vulnerável. Outra convidada foi a técnica de enfermagem Cristina Terezinha Scherner, vítima de violência doméstica, que compartilhou sua história para inspirar outras mulheres a lutarem por uma vida sem agressões.

Segundo dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná, Curitiba registrou 3,8 mil casos de violência doméstica entre janeiro e maio de 2024 – no mesmo período, foram contabilizados mais de 90 mil boletins de ocorrência relacionados a agressões contra a mulher. Dados como esses reforçam a importância do projeto da vereadora Camilla Gonda. Assim, considerando que, em muitos casos, a mulher precisa mudar de endereço para fugir da violência, é preciso que seus filhos tenham acesso prioritário a novas escolas.

O projeto de lei está apto para ver votado em plenário (005.00162.2025), após receber sinal positivo da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), da Comissão de Educação, Turismo, Cultura, Esporte e Lazer e da Comissão de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania, Segurança Pública e Minorias da Câmara Municipal de Curitiba. O bate-papo desse novo episódio foi mediado pelo jornalista da Diretoria de Comunicação Social (DCS), Alex Gruba.

Assista ao episódio completo, no YouTube da CMC: 


Você quer que vire lei? Entenda a proposta do podcast!

Criado para aproximar o Legislativo da população, o programa Você quer que vire lei?” tem formato de entrevista em que os vereadores e vereadoras explicam, em cerca de 20 minutos, uma de suas proposições – o seu projeto favorito” da vez. O diferencial deste podcast é que cada parlamentar pode levar convidados que colaboraram na elaboração da proposta que tramita na CMC, que atuam diretamente na área relacionada ao tema ou que serão impactados pela futura lei, se for aprovada e sancionada.

A ideia é permitir que o debate seja mais amplo e didático. As entrevistas são conduzidas por jornalistas da Câmara Municipal de Curitiba e publicadas às terças e quintas-feiras no YouTube e no Spotify. A primeira temporada foi lançada em 19 de agosto e vai até o começo de dezembro de 2025.