Presidentes das Câmaras Municipais da RMC se reúnem em Curitiba na quinta

por José Lázaro Jr. | Revisão: Vanusa Paiva — publicado 29/06/2022 07h30, última modificação 29/06/2022 08h18
Legislativos de 16 cidades confirmaram presença; TCE-PR e Pró-Metrópole participarão.
Presidentes das Câmaras Municipais da RMC se reúnem em Curitiba na quinta

Palácio Rio Branco receberá o 1º Encontro de Presidentes de Câmaras Municipais da Grande Curitiba. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Nesta quinta-feira (30), acontece o 1º Encontro de Presidentes de Câmaras Municipais da Região Metropolitana de Curitiba e do Litoral, com 16 Legislativos já confirmados, além das presenças dos presidentes do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), Fábio Camargo, e do Pró-Metrópole, o vice-prefeito da capital, Eduardo Pimentel. A atividade será realizada às 14h, no Palácio Rio Branco, prédio histórico da Câmara Municipal de Curitiba (CMC). 

“Queremos, a partir desse encontro, começar uma série de discussões com as câmaras municipais sobre temas muito importantes para a nossa região. Assim poderemos articular soluções para a destinação dos resíduos sólidos, para melhorar a gestão da saúde pública, para a preservação dos mananciais e integração da segurança pública”, adiantou Tico Kuzma (Pros), presidente da CMC. “Não temos registro de um esforço desse tamanho, congregando tantas câmaras municipais, em prol da integração regional e solucionamento de problemas”, ressaltou. 

Já confirmaram presença, além da Câmara de Curitiba, os presidentes dos Legislativos de Adrianópolis, Almirante Tamandaré, Antonina, Balsa Nova, Campo do Tenente, Campo Magro, Contenda, Fazenda Rio Grande, Itaperuçu, Mandirituba, Matinhos, Piraquara, Rio Branco do Sul, Rio Negro e Tijucas do Sul. “Ficamos muito felizes de realizar este 1º Encontro na Câmara de Curitiba, que tem o desenvolvimento metropolitano como uma de suas pautas e tema de uma comissão permanente”, destacou Tico Kuzma.

Pró-Metrópole
Durante o encontro, uma das atividades programadas é uma palestra do atual presidente do Pró-Metrópole, Eduardo Pimentel, vice-prefeito de Curitiba. Ele está à frente do Programa de Desenvolvimento Produtivo Integrado da Região Metropolitana de Curitiba, do qual falará aos vereadores presentes no evento.  No Pró-Metrópole, Pimentel acompanha a elaboração do Plano Diretor Urbano Integrado da Região Metropolita (PDUI), sob a responsabilidade da Comec, que é parte do processo de governança interfederativa prevista no Estatuto da Metrópole.

O Pró-Metrópole é um movimento de interesse público, sem fins lucrativos, com o objetivo de estimular o desenvolvimento produtivo integrado da região. Ele congrega representantes dos setores público e privado, sendo que fazem parte do comitê a Associação Comercial do Paraná (ACP), a Sanepar, a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae-PR), a Federação do Comércio (Fecomércio) e a Federação das Associações Comerciais e Industriais do Paraná (Faciap).