Prêmio Pablo Neruda 2023 é entregue na Câmara

por João Cândido Martins | Revisão e edição: Ricardo Marques — publicado 08/12/2023 17h00, última modificação 08/12/2023 17h00
Ao todo, 25 pessoas e entidades foram agraciadas com a honraria em razão das suas contribuições na área de Direitos Humanos.
Prêmio Pablo Neruda 2023 é entregue na Câmara

A Câmara Municipal de Curitiba concedeu o Prêmio Pablo Neruda 2023 para pessoas e instituições com atuações destacadas na área dos Direitos Humanos. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Nesta quinta-feira (7), a Câmara Municipal de Curitiba promoveu uma sessão solene para a entrega do Prêmio Pablo Neruda 2023, destinado àqueles que se destacaram em razão de ações no campo dos Direitos Humanos. A sessão foi presidida pelo vereador Marcelo Fachinello (Pode), presidente da Câmara, e a mesa foi composta por: Joeci Machado Camargo, desembargadora do Tribunal de Justiça do Paraná e pelos vereadores: Mauro Ignácio (União), segundo-vice-presidente da Câmara; Sargento Tânia Guerreiro (União); Tito Zeglin (PDT), primeiro-vice-presidente da Câmara; Leonidas Dias (Solidariedade), quarto-secretário da Câmara; e Tico Kuzma (PSD), líder do governo na Casa. 

Também estavam presentes os vereadores: Jornalista Márcio Barros (PSD); Angelo Vanhoni (PT); Alexandre Leprevost (Solidariedade); Bruno Pessuti (Pode); Nori Seto (PP); Oscalino do Povo (PP); Pastor Marciano Alves (Solidariedade); Professor Euler (MDB); Hernani (PSB); Rodrigo Braga Reis (União); Marcos Vieira (PDT); Sidnei Toaldo (Patriota); Dalton Borba (PDT); João da 5 Irmãos (União), Professora Josete (PT) e Zezinho Sabará (União). O evento teve a participação do Coral Negro de Curitiba.

Assista à sessão solene no Canal da Câmara no Youtube.

Veja as fotos da cerimônia no Flickr da Cãmara.

Saudação oficial

O vereador Bruno Pessuti iniciou a saudação oficial da Câmara aos homenageados mencionando que o Prêmio Pablo Neruda se destina a agraciar pessoas físicas e jurídicas de caráter não-governamental que tenham se destacado na luta pelo direito à liberdade ideológica, credo religioso, opinião, pela democracia e pela justiça social, sendo que a realização dessa cerimônia é uma alusão ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, que ocorre sempre no dia 10 de dezembro. De acordo com Pessuti, os Direitos Humanos se manifestam por meio de normas que buscam promover a dignidade humana nos âmbitos individual e social, incluindo a relação entre os cidadãos e o Estado.

O vereador falou sobre o escritor chileno que empresta seu nome ao prêmio: Pablo Neruda viveu entre os anos de 1904 e 1973 e foi o vencedor do Prêmio Nobel de Literatura de 1951. A honraria projetou suas atividades políticas. “Neruda não se limitou a falar do amor, mas transformou suas poesias em instrumentos de expressão política”, disse Pessuti, que ressaltou a necessidade de discussão sobre os Direitos Humanos numa época de conflitos armados que produzem centenas de vítimas. “É necessário discutir os Direitos Humanos e exaltar as pessoas que trabalham em sua defesa”, disse o parlamentar.

Ainda hoje vemos exemplos de xenofobia, de feminicídio e atos de racismo, como o que foi registrado em vídeo em um posto de gasolina em Curitiba. Precisamos falar sobre direitos humanos e exaltar aqueles que lutam pela realização desses direitos”, afirmou Pessuti. “Realizamos aqui na Câmara o debate de todos os temas de importância para a cidade. Além disso, homenageamos pessoas e, no caso dos Direitos Humanos, cada vereador pode escolher apenas um homenageado por ano, portanto a escolha foi criteriosa”, esclareceu Pessuti.

Agradecimento

A segunda-vice-presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Joeci Machado Camargo, pronunciou o agradecimento em nome de todos os homenageados com o prêmio Pablo Neruda. “Estamos recebendo o reconhecimento do povo de Curitiba, e isso nos honra muito. Cada um dos que aqui estão se preocupa com o próximo, com os mais vulneráveis, Como é bom espargir alegria e esperança, fazer algo bom por alguém”, afirmou a desembargadora. 

Ela declarou que, ao receber a deferência, sente o peso positivo da responsabilidade de ser, mesmo que por alguns minutos, “a voz de mulheres, homens e instituições que contribuem para materializar o espaço da solidariedade em nossa Curitiba”, disse Joeci. A desembargadora também mencionou o programa Justiça no Bairro, que, desde 2003, busca oferecer ferramentas e instrumentos que possam facilitar, não apenas a prestação jurisdicional, como também contribuir na transformação de pessoas, famílias e comunidades em situação de vulnerabilidade.

Homenageados

Maristela Dumas – Vereador Nori Seto
Psicóloga especialista e mestre em Administração e Planejamento e Governança Pública, atua na FAS como psicóloga, com enfoque no atendimento ao cidadão e a famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade e risco social. Também atuou no Cras Butiatuvinha e foi Supervisora Regional de Santa Felicidade, atuando na gestão dos equipamentos da Proteção Social básica, de média e alta complexidade. 

Aieda Muhieddine – Vereador Tito Zeglin
Formada em Direito, é representante da OAB/PR no Conselho Estadual dos Direitos dos Refugiados, Migrantes e Apátridas do Paraná. Coordenadora do grupo de trabalho da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, na temática de refúgio, migração e escravidão contemporânea e seus desdobramentos, bem como projetos envolvendo a temática de Defesa dos Direitos Humanos, tanto no âmbito interno da OAB/PR como no âmbito externo, em ações comunitárias. 

Angela Maria Alves - Vereador Marcos Vieira
Criou seu próprio grupo de apoio e uma rede de parcerias em atenção à população menos favorecida. Dedica a maior parte do seu tempo para cuidar de pessoas doentes e acamadas, fazendo mutirões e reunindo doações de materiais para atendimento aos assistidos. Idealizou o "Cantinho da Angela", um espaço em que realiza bingos beneficentes, prepara sopas e tortas, vende roupas e rifas, tudo revertido para seu trabalho social. 

Associação Pia União De Santo Antônio – Vereador Alexandre Leprevost
Fundada em 15 de setembro de 1925 com sede no salão paroquial da Igreja Bom Jesus em Curitiba, prioriza a assistência para crianças e idosos. A associação tem uma história consolidada de 98 anos de auxílio. São cerca de 40 voluntários para atender, em média, 250 pessoas mensalmente. Além de ser mantida com doações, a associação tem convênio com a Fundação de Ação Social e com o Fundo Municipal para Criança e o Adolescente. 

Diogo Azevedo – Vereador Oscalino Do Povo
Formado em Administração, com MBA em Gestão Financeira e Executivo em Administração com ênfase em Gestão da Saúde, desde 2015 atua como Diretor Executivo do Pequeno Cotolengo, sendo responsável por toda a administração da organização. Com um olhar cuidadoso e zeloso com os pacientes e assistidos pelo Cotolengo, busca sempre melhorias, ampliações e reconhecimento para a entidade, visando o bem estar de todos os acolhidos. 

Diogo Caetano Da Silva – Vereador João Da 5 Irmãos
Formado em Educação Física e Pedagogia, começou sua caminhada no Bairro Cajuru, no ano de 2018, na igreja Encontro com Deus, onde começou a trabalhar ajudando imigrantes venezuelanos e haitianos e a comunidade mais vulnerável. No início da pandemia, realizou uma ação contínua de segurança alimentar onde conseguiu atender 230 famílias com mais de 40 toneladas de alimentos doados. 

Dulce Primo – Vereador Mauro Bobato
Maestrina, com 62 anos de profissão, é a idealizadora da apresentação natalina mais famosa do Brasil: o Coral de Natal do Palácio Avenida, onde atua há 30 anos. O espetáculo atrai curitibanos e turistas do mundo todo, mas seu foco principal são as crianças que se apresentam, todas vindas de instituições de acolhimento. Já regeu orquestras em todo o Brasil, países da Europa e nos Estados Unidos. Ministra ainda aulas de música em instituições e casas de acolhimento. 

Eliana Patricia Pereira – Vereador Rodrigo Reis
Graduada em Educação Física, Educação Física Escolar e Pedagogia, tem Especialização em Educação Especial com enfase em inclusão,. Atuou nas linhas de pesquisa voltadas para as atividades motoras adaptadas e atividades aquáticas. Atuou no Projeto Ampliar - Natação sem Limites, orientando as pessoas com deficiência intelectual, física e visual. Atualmente possuiu vínculo institucional com Governo do Estado do Paraná, atuando com Educação Física em Escola na modalidade especial. 

Emanuele Maria De Oliveira Siqueira – Vereador Hernani
Delegada-chefe da Delegacia da Mulher de Curitiba desde 2018, localizada na Casa da Mulher Brasileira, é referência nacional no atendimento às mulheres e crianças vítimas de violência doméstica. Destaca-se no combate a cibercrimes contra mulheres e ministra palestras sobre a efetividade da Lei Maria da Penha. Combate os crimes contra as mulheres, resgatando a dignidade de vítimas de diversos tipos de violência. 

Jaqueline Claudino Barbosa – Vereador Professor Euler
Iniciou sua trajetória resgatando e acolhendo animais de rua. Trabalhou por 3 anos no Bairro Caximba, auxiliando a população carente residente no local. Atuou ativamente como voluntária nas ONGs Aquecendo Corações, Teto e Mundo Perfeito. Fundou a Associação Propósito Seja Luz que distribui kits de higiene pessoal, cestas básicas, marmitas, fraldas infantis e geriátricas, kits de enxoval para gestantes. Promove palestras e orientações médicas e de enfermagem e organiza festas solidárias em comunidades e asilos. 

Joeci Machado Camargo – Vereador Pastor Marciano Alves
Em 13 de fevereiro de 2009 foi nomeada desembargadora do Tribunal de Justiça do Paraná e em 2021 foi nomeada segunda-vice-presidente do Tribunal de Justiça do Paraná. É idealizadora e coordenadora do Projeto Justiça no Bairro. A ação de responsabilidade social do Tribunal de Justiça do Paraná tem mais de 20 anos de existência e já promoveu mais de 3 milhões de atendimentos e celebrou mais de 30 mil casamentos coletivos. 

José Ribeiro Neto – Vereador Zezinho Sabará
Graduado em Direito, pós graduado em Direito Constitucional e Direito Aplicado, é empresário do ramo contábil desde 2005. Em sua atividade profissional atende diversas situações de pessoas em vulnerabilidade social que precisam de apoio para situações delicadas que envolvem discussões familiares, violência doméstica, pensão alimentícia e vulnerabilidade social. 

Kalil Fauaz – Vereadora Sargento Tânia Guerreiro
Médico clínico geral, é também pastor há cerca de 20 anos. Atua no Projeto Mesa Brasil do Sesc-PR; exerce junto a hospitais trabalho de capelania, presta atendimento à escola infantil, atendimento pastoral com viciados em drogas, pessoas com depressão, surdos, conselheiro familiar, atendimento e cuidado à pessoa idosa. Ministra curso de libras, capacitação para lideranças, combate ao abuso infantil e enfrentamento ao tráfico de pessoas. 

Karollyne Nascimento - Vereadora Professora Josete
Ativista de Direitos Humanos e atual Ouvidora da Defensoria Pública do Paraná. Integra o Conselho da Comunidade de Curitiba e é membra colaboradora no Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. Integrou inúmeros conselhos, comitês e comissões em relativos às questões de gênero e diversidade sexual. Também atuou no grupo Desencarcera PR e na Pastoral Carcerária. 

Laudiceia Lima Veloso – Vereador Sidnei Toaldo
É moradora da comunidade Três Pinheiros em Santa Felicidade, onde faz um grande trabalho voluntário na Igreja Evangélica Quadrangular da comunidade, com o apoio da Igreja Católica São João Batista Scalabrini, mostrando a harmonia entre as ideologias religiosas. Com muita dedicação, faz arrecadação e distribuição de alimentos, roupas e remédios e promove eventos para distribuição de doces e brinquedos para crianças. 

Lucas Zub Dutra – Vereadora Noemia Rocha
É líder dos jovens na Primeira Igreja Batista de Curitiba há mais de 10 anos. Possui bacharelado em Relações Internacionais pela Unicuritiba e em Teologia pela Faculdade Batista do Paraná. Em sua igreja, é ministro da palavra, líder da juventude e um dos líderes da SDA Brasil (Semana de Avivamento). É autor da obra “Suficiente e Tenda” e irá lançar os livros “Somos” e “Decor e Salteado”. 

Luís Carlos Da Fonseca – Vereador Tico Kuzma
Realiza um trabalho voluntário exemplar no cuidado com os residentes em tratamento da dependência química na Comunidade Terapêutica do Perpétuo Socorro, oferecendo, junto de sua esposa, a Casal Social, com a responsabilidade de preparar as refeições nos dias de visita para os acolhidos e suas famílias. Também colabora na preparação de marmitas que são entregues no projeto Mesa Solidária da Prefeitura de Curitiba e contribui nos eventos beneficentes da Paróquia Nossa Senhora da Anunciação. 

Luiz Carlos Lima De Souza – Vereador Mauro Ignácio
Entrou no seminário aos 10 anos e aos 14 veio para o seminário Vicentino Nossa Senhora das Graças, em Curitiba, onde executou a missão de evangelizar e catequizar, atuando em serviços comunitários e sociais, arrecadando materiais e alimentos para os mais necessitados e utilizando seus conhecimentos de técnico em enfermagem em visitas domiciliares aos doentes acamados. Atuou no Posto Escola da Petrobras, auxiliando na formação profissional para recuperação de menores infratores em Curitiba. 

Michele Cristina Dubas – Vereador Ezequias Barros
É técnica de enfermagem, trabalhou em diversos hospitais de Curitiba, e como gestora das Unidades de Saúde Nossa Senhora da Luz e São Miguel. Busca passar confiança e acolhimento nos atendimentos, ouvindo as queixas dos usuários com amor e respeito. Como gestora, é flexível, comunicativa e tem uma equipe coesa e responsável. É uma profissional dedicada e qualificada, que serve a comunidade com excelência. 

Neide Alves Dos Santos – Vereador Leonidas Dias
Graduada em Direito, é atual Desembargadora do TRT 9. Enquanto profissional do Poder Judiciário, tem um currículo extenso na área de direitos humanos, tendo trabalhado na Procuradoria de Assistência Judiciária Trabalhista e em Juntas de Conciliação e Julgamento. Desde 2017 é presidente da Comissão para Inclusão Racial e de Gênero. É coordenadora regional do “Observatório Excelências Femininas”, e, desde maio de 2023, é ouvidora da mulher no TRT. 

Nylcea Maria Camargo Braga Maciel - Vereador Marcelo Fachinello
É formada em Pedagogia, Administração Escolar e Orientação Educacional. Desde cedo, conheceu valores que a acompanham até hoje, sendo o principal deles o amor ao próximo. Há 20 anos tomou a nobre decisão de se tornar voluntária para levar seu conhecimento aos mais necessitados; conheceu então o “Lar O Bom Caminho”, que atua em Curitiba abrigando crianças negligenciadas em seus direitos básicos. Seu trabalho voluntário se resume em profissionalismo, seriedade, dedicação e muito amor.

Os Redentoristas - Vereador Angelo Vanhoni
Os Redentoristas se dedicam voluntariamente na luta contra a fome e também na luta pela moradia em diversas Vilas de Curitiba. O projeto hoje apoia a luta nas Ocupações Urbanas, assessora na área do Despejo Zero, oferece cursos aos mais vulneráveis para auxiliar na empregabilidade e apoiam o trabalho com os catadores de recicláveis. Ou seja, é um trabalho alinhado com a luta pelos Direitos Humanos: vida digna, moradia, alimentação, educação, saúde e emprego. 

Priscila Caneparo Dos Anjos – Vereador Dalton Borba
É graduada direito e possui doutorado em Direito das Relações Econômicas Internacionais. Suas linhas de pesquisa são nas áreas de direitos humanos e internacional. Sempre teve destaque na atuação pela democracia e justiça social. Atuou em projetos de pesquisa sobre direitos humanos, com o objetivo de difundir o conhecimento de forma sistêmica e interdisciplinar. Atualmente é professora e coordena o grupo de estudos da Unicuritiba com foco em é direitos humanos. 

Valquiria Pereira da Rocha – Vereador Bruno Pessuti
Aos 2 anos de idade sofreu paralisia infantil. Junto com seu marido criaram o projeto social “Laços de Amor”, onde são realizadas aulas de artesanato para pessoas portadoras de deficiência física, com câncer ou com depressão, com o principal objetivo de proporcionar qualidade de vida por meio da arte. Ela ministra as aulas, oferece o material necessário e ainda ajuda as pessoas que precisam de cadeiras de rodas, cestas básicas entre outros trabalhos sociais. 

Solange Martinez Massa – Vereador Jornalista Márcio Barros
Empresária e acionista do Grupo Massa, ao longo de sua vida dedicou-se intensamente à família e aos negócios e hoje ocupa a posição de presidente do Instituto Solange Massa, onde concentra seus esforços no trabalho social. O Instituto tem sua atuação em projetos do Grupo Massa, como o Mais Verão, Transmita Calor e Outubro Rosa, e também realizando projetos próprios nas áreas de social, ambiental e de governança. Atualmente o Instituto concentra seus esforços nas áreas de saúde, inclusão e educação, aliado a comunicação.