Prêmio Mérito Esportivo será entregue na terça-feira

por Pedritta Marihá Garcia | Revisão: Brunno Abati* — publicado 03/04/2023 07h45, última modificação 05/04/2023 09h18
Ao todo, 25 personalidades serão homenageadas pela CMC.
Prêmio Mérito Esportivo será entregue na terça-feira

As sessões solenes da CMC são realizadas no Palácio Rio Branco. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Na próxima terça-feira (4), às 19h30, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) promove uma sessão solene para a entrega do Prêmio Mérito Esportivo. A honraria é entregue desde 1991 e é destinada aos que “prestaram inegáveis serviços ao desporto curitibano”, dos atletas aos jornalistas esportivos, passando pelos dirigentes de clubes. Haverá transmissão ao vivo pelas redes sociais do Legislativo.

Na edição de 2023, 26 personalidades serão homenageadas pelos vereadores e vereadoras da cidade, conforme o decreto legislativo 13/2022, aprovado pela CMC em dezembro passado. Elas foram escolhidas em razão de “inegáveis e assinalados serviços ao desporto curitibano através de conquistas atingidas ou convocações a representações nacionais, bem como mediante trabalho efetivo na área do esporte, quer na condição de atleta, de membro de comissão técnica, de dirigente ou jornalista esportivo”.

Estão na lista dos homenageados: Ágatha Bednarczuk Rippel, indicada por Marcelo Fachinello (PSC); Alexia Schmeiski de Souza, de Noemia Rocha (MDB); Bruno Felipe dos Santos, de Toninho da Farmácia (União); Christian Korgut, escolhido por Ezequias Barros (PMB); Cleverson Vidal Da Silva, de Mauro Bobato (Pode); Daniel Lee Pereira, de Jornalista Márcio Barros (PSD); Daniel Roberto Ferreira Franco, escolhido por Serginho do Posto (União); Emerson Loth, indicado de João da 5 Irmãos (União).

Além de Gilberto Rocha Manoel, homenageado de Marcos Vieira (PDT); Gisele Rodrigues Bertucci, indicada por Maria Leticia (PV); Gustavo Ribeiro de Almeida, de Pier Petruzziello (PP); Joel Kriger, escolhido por Herivelto Oliveira (Cidadania); José Domingos Borges Teixeira de Tito Zeglin (PDT); Lúcio Gaede, da ex-vereadora e agora deputada estadual Flávia Francischini (União); Luiz Denilson Kosowski, de Oscalino do Povo; Lycio Vellozo Ribas, de Dalton Borba (PDT); Marcelo Lipatín López, do ex-vereador e deputado estadual Denian Couto (Pode); Marcelo Martins Kamarowski, de Osias Moraes (Republicanos).

Completam a relação de agraciados:
Marcelo Rodrigo Alves, indicado por Leonidas Dias (Solidariedade); Nivaldo Andrade, de Mauro Ignácio (União); Rafaela de Conti Zanellato, escolhida por Professor Euler (MDB); Ricardo Pereira Dalamaria, de Tico Kuzma (PSD); Rogerio Pires Vieira, de Zezinho Sabará (União); Romeu Luis Estival, de Sidnei Toaldo (Patriota); e Ygor Raphael Feltrim, de Alexandre Leprevost (Solidariedade).

Sessões solenes
As sessões solenes, segundo o Regimento Interno do Legislativo de Curitiba, são convocadas para a entrega de honrarias e de “outras homenagens que a Câmara Municipal entender relevantes”. Também são realizadas para dar posse ao prefeito e ao vice-prefeito do Município, para instalar legislaturas e para comemorar fatos históricos.

A concessão de títulos e de prêmios, na CMC, é regulamentada pela lei complementar 109/2018. As honrarias, segundo a legislação municipal, são entregues “sem preconceito de cor, raça, crença ou idade” a cidadãos de destaque em suas áreas e que tenham prestado relevantes serviços à comunidade curitibana.

A solenidade será realizada no Palácio Rio Branco, às 19h30, com transmissão pelas redes sociais da Câmara: no YouTube, no Facebook e no Twitter. Clique aqui para ver todas as sessões solenes já realizadas em 2023.


*Notícia revisada pelo estudante de Letras Brunno Abati
Supervisão do estágio: Alex Gruba