Prêmio Cidade de Curitiba é concedido pela CMC

por João Cândido Martins | Revisão: Alex Gruba — publicado 29/03/2023 17h55, última modificação 30/03/2023 15h36
Dezesseis personalidades foram homenageadas com a honraria, que se destina a reconhecer o trabalho de profissionais das mais diversas áreas em prol da cidade.
Prêmio Cidade de Curitiba é concedido pela CMC

A Câmara Municipal concedeu o prêmio Cidade de Curitiba em comemoração à passagem dos 330 anos de fundação da cidade. (Fotos: Carlos Costa/CMC)

Nesta terça-feira (28), a Câmara Municipal concedeu o Prêmio Cidade de Curitiba, em comemoração à passagem dos 330 anos da fundação da cidade. A cerimônia foi presidida pelo vereador Marcelo Fachinello (PSC), presidente da Casa. Ele esclareceu que a honraria é destinada a personalidades que tenham se destacado em atividades culturais, científicas, de assistência social, de educação, medicina, segurança, empreendedorismo, entre outras, na cidade de Curitiba.

Além de Fachinello, também compuseram a mesa: Flávia Francischini, ex-vereadora, atualmente deputada estadual; vereador Osias Moraes (Republicanos), primeiro secretário; vereadora Maria Letícia (PV) , segunda secretária; vereador Tito Zeglin (PDT), primeiro vice-presidente; vereador Mauro Ignácio (União), 2º vice-presidente; e Marilena Winter, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná (OAB-PR). Também estavam presentes os vereadores: Oscalino do Povo (PP), Leonidas Dias (Solidariedade), Nori Seto (PP), Sidnei Toaldo (Patriota); Rodrigo Reis (União); Herivelto Oliveira (Cidadania), Marcos Vieira (PDT); Pastor Marciano Alves (Solidariedade); Jornalista Márcio Barros (PSD) e Zezinho Sabará (União). 

Saudação oficial

Em sua saudação oficial aos homenageados, o vereador Osias Moraes, declarou que essa premiação anual é uma oportunidade de reconhecimento do talento e das realizações daqueles que fazem diferença no cotidiano da cidade. “Curitiba é uma cidade que investe em tecnologia e qualificação da mão de obra para melhorar a vida de seus cidadãos e incentivar o desenvolvimento econômico. Uma cidade que possui iniciativas como o Vale do Pinhão, que estimula o empreendedorismo, tornando Curitiba um polo tecnológico”, disse o vereador.

“Nesta sessão solene, homenageamos aqueles que mais se destacaram em suas áreas de atuação, um reconhecimento que é testemunho do talento, da dedicação e do amor por Curitiba. Que todos possam se inspirar em seus exemplos, para que possamos tornar Curitiba uma cidade ainda melhor para as futuras gerações”, afirmou o parlamentar.

Agradecimento

Marilena Winter, presidente da OAB-PR, declarou que recebeu com muita honra a incumbência de falar em nome dos homenageados e homenageadas do Prêmio Cidade de Curitiba 2023. “Neste seleto rol, temos empreendedores, artistas, profissionais da saúde, gestores públicos, professores, advogados, gente que demonstra seu amor por Curitiba por meio do exercício diário da profissão e dos desafios cotidianos do seu trabalho. Gente que também se orgulha de ser de Curitiba, ainda que alguns, assim como eu, não tenham nascido nassa cidade”, disse a advogada.

Ela lembrou que Curitiba carrega títulos como Smart City e amanhã vai inaugurar sua Pirâmide Solar do Caximba, mantendo sua tradição de cidade sustentável. De acordo com a homenageada, os primeiros habitantes de Curitiba precisaram vencer o clima e a geografia do lugar à época de sua fundação. “Com tantos pinheiros, a tarefa se fez até mais simples. Na nossa origem, está a fartura de pinhões e isso está na origem etimológica do nome da cidade”, explicou Marilena.

Ela lembrou que no dia 29 de março de 1693, Mateus Leme realizou a primeira eleição dos primeiros vereadores de Curitiba. Pouco menos de três décadas depois, o ouvidor Pardinho estabeleceu as regras que norteariam o desenvolvimento da cidade. Já no século XIX, o movimento tropeiro fez de Curitiba um polo de abastecimento e, com a Emancipação Política do Paraná, em 1853, aumenta o número de colônias de imigrantes. “Outros avanços aconteceram até que nos anos 1960 do século passado, arquitetos e urbanistas como Lolô Cornelsen, Rafael Deli, Mirna Lobo, Luis Forte Neto e Jaime Lerner promoveram mudanças que tornaram a cidade uma referência em planejamento urbano”, lembrou a presidente da OAB-PR.

Para Marilena, Curitiba sempre foi uma cidade marcada pela industrialização, inovação e investimentos em educação, cultura e lazer. Uma cidade que possui um histórico de acolhimento a todas as gentes, como aconteceu com todas as etnias que aqui se instalaram, como imigrantes italianos, alemães, poloneses, árabes, japoneses, ucranianos. “Hoje, enfrentamos novo desafio: o de acolher refugiados provenientes de países como a Síria, Haiti, Venezuela e, mais recentemente, a nova leva de ucranianos que saíram de seu país em função da guerra. Sejamos a semente do que queremos ver florescer em todo o Brasil”, finalizou.

>> Confira o vídeo da sessão solene no canal de YouTube da CMC, clicando aqui.

Homenageados

Adriano Tiepo da Silva, indicação do vereador Marcos Vieira. Sócio e proprietário da incorporadora BM LTDA e de quatro unidades da franquia Ótica Diniz. Possui parcerias com agentes sociais, professores e entidades assistenciais e, por meio do programa Diniz Social, realiza ações para crianças carentes.

Alberto Zaparoli Júnior, indicado pela então vereadora Flávia Francischini, que atualmente exerce o cargo de deputada estadual na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep). Médico pediatra, membro especialista da Sociedade Brasileira de Pediatria. Há quase 50 anos, dedica-se ao exercício da medicina. É médico internista no hospital infantil Pequeno Príncipe.

André Mendes, indicado pelo vereador Herivelto Oliveira. Artista plástico e arte-educador com trabalhos em diversas cidades do mundo como Londres, Paris, Cingapura. Em 2022 fez uma exposição no museu Oscar Niemeyer e acaba de ter um painel inaugurado no restaurante localizado na esquina das ruas Visconce de Nácar e Carlos de Carvalho.

Arata Hara, indicado por Nori Seto. Está há quatro anos à frente da presidência da Câmara de Comércio e Indústria Japão-Paraná. Tem realizações sociais na Associação Comunitária da Vila Torres, como doação de gás, alimentos e vestuários. Iniciou o projeto Plantando Cerejeiras e Oportunidades, que prevê o plantio de 20 mil árvores, visando a conscientização cultural e ambiental. Na área esportiva foi presidente da Associação Paranaense e Catarinense de Golfe, com sede em Curitiba. Foi conselheiro do Coritiba Football Club.

Carlos Eduardo Pijaki Júnior, indicação do vereador Marcelo Fachinello. Licenciado em educação física é o atual secretário do esporte, lazer e juventude de Curitiba. Tem vasta experiência na administração pública, com ênfase na elaboração de políticas públicas de incentivo ao esporte. Destaque para o projeto Tênis para Todos, pelo qual atendeu mais de 2500 crianças das escolas municipais.

Daniele Ferreira Bonacin, indicação de Zezinho Sabará. Cirurgiã dentista, mestre em ortodontia e doutoranda em ciências biomédicas com artigos científicos publicados em diversas revistas. Desde jovem participa do atendimento a pessoas com dificuldades econômicas. Integrante do Rottary, já recebeu o título Paul Harris por seus serviços.

Douglas Krieger, indicado pelo vereador Ezequias Barros. Artista plástico, formou-se em um curso de desenho da figura humana promovido pela UFPR. É reconhecido mundialmente com obras vendidas a colecionadores, da Alemanha, França e Japão, sendo um expoente no setor artístico com seus quadros, mostrando a beleza do estado do Paraná.

Eduardo Vinícius Magalhães Pinto, indicado por Leonidas Dias. Graduado em Direito com especialização em Direito Tributário, mestrando em Direito e Justiça e membro da Comissão de Acompanhamento Legislativo da OAB-PR. Iniciou sua vida profissional como estagiário na CMC e foi convidado a trabalhar na Alep, onde participou da elaboração de pareceres para diversas CPIs. Foi o mais jovem diretor legislativo da Casa Civil durante a primeira gestão do governador Ratinho Júnior. Atualmente, preside a Paraná Projetos.

Eliseu Benetti, indicado pelo vereador Jornalista Márcio Barros. Primeiro fabricante de lentes semi-acabadas do Paraná. Em 2010, abriu a primeira unidade do Instituto dos Óculos em Curitiba, com o objetivo de proporcionar à população de menor renda óculos de qualidade. O instituto apoia eventos sociais.

Helio Leponidas Chociai, indicado pelo vereador Oscalino do Povo. Trabalha há 40 anos no setor imobiliário, contribuindo para que muitas famílias alcancem o sonho da casa própria. É proprietário da Cobertura Empreendimentos Imobiliários, membro efetivo da primeira Comissão de Conciliação e Atendimento ao Consumidor e perito judicial do Creci-PR. 

Luis Alberto Cagliari Santos, indicado pelo vereador Denian Couto, representado pelo vereador Herivelto Oliveira. Graduado em Medicina pela UFPR, tem efetiva atuação social em Curitiba com seu trabalho de voluntariado. É diretor técnico do hospital Menino Deus e fundador do hospital e maternidade Pinhais. Desenvolve trabalho voluntário na área de saúde em diversas instituições de Curitiba e Região Metropolitana, tendo sudo o ganhador do 7º Troféu Dignidade Solidária.

Marcos César Gobetti, indicado pelo vereador Pastor Marciano Alves. Bacharel em nutrição com inúmeras especializações em saúde alimentar, realiza palestras e treinamentos na área de saúde e motivação profissional, com mais de 3 mil palestras em 35 anos de experiência.

Marilena Indira Winter, indicação da vereadora Maria Letícia. Primeira mulher da história do Paraná a assumir a presidência da OAB-PR, eleita pra o triênio 2022/2024. Advogada, procuradora do município de Curitiba e professora titular de direito civil na PUC, no momento licenciada.

Pedro Vidal Filho, indicação de Sidnei Toaldo. Administrador por formação, após se aposentar participou da formação do Conseg São Braz, por meio do qual tirou os presidiários da delegacia de Santa Felicidade, que veio a ser a segunda delegacia do estado do Paraná voltada para o turismo.

Sadi Ricardi dos Santos Neto, indicação de Tito Zeglin. Foi vereador em Curitiba, exercendo funções como primeiro secretário e líder do governo, autor de 54 leis municipais, entre elas, a lei do Lixo que não é Lixo, a lei do Passe para Idoso, a do Transporte Especial para Pessoas com Deficiência. Tem grande envolvimento com a vida artística da cidade.

Mirian Midori Garcia, indicada por Mauro Ignácio. Formada em Letras, atuou como assessora no Núcelo Regional de Educação de Curitiba e foi chefe do Departamento de Infraestrutura na Secretaria Municipal de Educação. Também foi diretora do Conselho Municipal da Pessoa Idosa.

>> Confira fotos do evento clicando no banner abaixo:

28/03/2023 - Sessão Solene Prêmio Cidade de Curitiba