Pregão eletrônico para pintura da Câmara de Curitiba será no dia 16

por José Lázaro Jr. | Revisão: Ricardo Marques — publicado 07/05/2025 13h10, última modificação 07/05/2025 13h21
A última pintura do Anexo 3 foi em 2020 e dos Anexos 1 e 2 da Câmara de Curitiba foram em 2018. A recomendação é de manutenção a cada cinco anos.
Pregão eletrônico para pintura da Câmara de Curitiba será no dia 16

Prédios da Câmara de Curitiba estão há mais de cinco anos sem pintura de manutenção. (Foto: Arquivo/CMC)

As empresas interessadas em realizar a pintura da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), fornecendo mão de obra, matéria prima, ferramentas e equipamentos necessários, poderão disputar o pregão 5/2025 do Legislativo no dia 16 de maio, às 9h, por meio do Portal de Compras do Governo Federal. A documentação relacionada à licitação está disponível no Portal da Transparência do Município de Curitiba, identificada como “Republicação”, porque o edital originalmente previa outra data, mas foi suspenso, para ajustes nas especificações técnicas.

>> Consulte aqui a documentação do pregão eletrônico 5/2025
>> Acesse aqui o Portal de Compras do Governo Federal (UASG 92763)

A licitação não abrange o prédio histórico da Câmara de Curitiba, que é objeto de outro pregão, destinando-se aos anexos e imóvel central do Legislativo, que estão há mais de cinco anos sem pintura de manutenção. Nos Anexos 1 e 2, pintados pela última vez em 2018, são realizados atendimentos à população, atividades administrativas e operações de suporte às funções legislativas. No Anexo 3, que recebeu manutenção em 2020, são recebidos prestadores de serviços e realizadas atividades administrativas vinculadas ao funcionamento da CMC.

No Estudo Técnico Preliminar (ETP), que embasa o processo licitatório, é explicado que “os prédios em questão compõem a infraestrutura da Câmara de Curitiba e têm como caráter marcante o grande fluxo de pessoas durante o período de expediente e a sua localização central na cidade. Esta localização os expõem a altos níveis de poluição e acúmulo de sujidades em suas superfícies, tanto internas quanto externas. O uso contínuo e intensivo das instalações, aliado aos efeitos causados pelas ações climáticas, contribui para o desgaste natural do acabamento das superfícies de suas alvenarias”.

“O desgaste [da estrutura dos imóveis] se manifesta em alterações como descoloração, surgimento de pequenas fissuras, manchas, acúmulo de umidade e outras formas de degradação que podem comprometer a integridade estrutural e estética da Instituição”, indica o ETP. O edital do pregão 5/2025 prevê que o vencedor do certame será quem oferecer o menor preço global para o trabalho, incluindo “serviços pontuais de reparos de alvenaria e impermeabilização”. O valor máximo que a CMC estipulou para o pregão 5/2025 é de R$ 542,7 mil.

Confira a documentação necessária para participar do pregão 5/2025

Para acessar as informações completas, localize o atalho para o Portal da Transparência na parte superior da capa do site da CMC ou clique aqui. Consulte abaixo os links diretos para os documentos deste certame:

  • Para consultar o edital do pregão 5/2025, clique aqui.

  • Para acessar o Sistema de Compras do Governo Federal, clique aqui (código UASG 927631). 

  • O prazo para pedir esclarecimentos ou propor impugnação termina três dias úteis antes da realização do pregão eletrônico, devendo ser feito pelo e-mail fornecido no edital.