“Prefeitura já cumpriu 29 das 52 demandas à LOA de 2018”, diz Imap

por Assessoria Comunicação publicado 28/03/2018 15h25, última modificação 26/10/2021 09h50
“Estamos em abril e já cumprimos 29 das 52 demandas da população [incorporadas à LOA 2018]”, anunciou Alexandre Jarschel de Oliveira, presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), órgão de assessoramento da Prefeitura de Curitiba que coordena as consultas públicas do orçamento da cidade e a monitoração do plano de governo. Oliveira esteve na Câmara Municipal, nesta quarta-feira (28), para informar os parlamentares sobre as consultas públicas ao orçamento de 2019. O convite, feito pelo presidente da Câmara, Serginho do Posto (PSDB), teve o apoio do líder do prefeito, Pier Petruzziello (PTB).

“O programa Fala Curitiba surgiu numa tentativa de substituir as dez audiências públicas nas regionais de Curitiba, com o objetivo de dar mais capilaridade à consulta. Antes, tínhamos um número restrito, de no máximo 300 pessoas por audiência. Ano passado, [nesse novo formato] tivemos 6.574 pessoas participando”, festejou o presidente do Imap, cuja atuação foi bastante elogiada por vereadores da base e da oposição. Ele relatou as diversas fases de trabalho que resultaram nas 52 propostas acrescentadas à Lei Orçamentária Anual de 2018 (LOA), que misturaram etapas individuais e de debate coletivo das demandas da população.

Oliveira citou a desratização da área central de Curitiba como exemplo de demanda da população que já foi realizada. “Foi uma proposta levantada na Vila Torres que beneficiou toda a Regional da Matriz”, pontuou. “A revitalização da Vilinha do Atuba também foi uma proposta da população”, somou Bruno Pessuti (PSD). Oliveira e Adriane Santos, coordenadora de planejamento do Imap, apresentaram o cronograma das consultas à LOA de 2019, que começaram em fevereiro e seguem até o mês de agosto. Serão cinco fases, sendo que a primeira, de despertar e reunir interesses individuais, acaba agora em março.

Depois, nas consultas oficiais à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), em abril, serão definidas sete áreas prioritárias por regional da cidade. Em maio e junho, essas informações serão debatidas localmente, nos bairros de Curitiba, com o objetivo de delimitar três prioridades dentro de cada uma dessas sete políticas gerais. Em julho, esses dados serão compilados pelo Imap para que, em agosto, a população eleja desse conjunto de sugestões as 50 propostas que integrarão o orçamento de Curitiba para o ano que vem. “O modelo anterior estava desgastado, a gente queria ouvir mais as pessoas”, confirmou Adriane Santos.

A coordenadora de planejamento expôs o cronograma das 47 reuniões nos bairros programadas para maio e, em resposta ao vereador Tico Kuzma (Pros), informou que as votações estarão abertas à população pela internet. Ela divulgou o site falacuritiba.pr.gov.br, pelo qual será possível opinar em diversas etapas do processo e acompanhar o progresso das consultas públicas. “Basta entrar, fazer um cadastro e o cidadão vai poder clicar nas propostas que considera prioritárias [para Curitiba]”, enfatizou.

“A gente percebe, com essa exposição, o papel fundamental que o Imap tem no planejamento [da prefeitura]”, elogiou Serginho do Posto. “O Imap é uma pasta fundamental, mas a população ainda tem pouco conhecimento do que ela faz”, acrescentou Petruzziello. Julieta Reis (DEM), Professor Euler (PSD), Mauro Bobato (Pode), Jairo Marcelino (PSD) e Tito Zeglin (PDT) também fizeram elogios ao Imap. Marcos Vieira (PDT), Oscalino do Povo (Pode), Geovane Fernandes (PTB) e  Rogerio Campos (PSC) frisaram participar das reuniões nos bairros. Felipe Braga Côrtes (PSD) e Noemia Rocha (PMDB) fizeram perguntas pontuais, respondidas pelo presidente do Imap (confira o vídeo).