Portadores de deficiência recebem homenagem

por Assessoria Comunicação publicado 03/12/2004 00h00, última modificação 17/05/2021 17h41

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência não passou em branco na Câmara de Curitiba. A vereadora Julieta Reis (PFL) propôs e presidiu, nesta sexta-feita (03), a sessão especial para homenagear os deficientes que se destacaram na área do atendimento, profissionais e mães. O encontro marca o início das discussões para o 1º Fórum de Políticas Públicas para pessoas com deficiência. A data 03 de dezembro foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para promover os direitos humanos destas pessoas. “É um dia de luta, de conscientização e de inclusão social”, diz a parlamentar.
Um dos convidados foi o secretário em exercício do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Emerson José Nerone, que ressaltou a importância da participação ativa e a moblização por parte da sociedade civil organizada na integração social dos portadores de deficiência. Segundo Julieta, no Paraná 13% da população apresenta algum tipo de deficiência. Apenas em Curitiba, eles somam 208 mil.
Lembrando do tema deste ano “Nada sobre nós, sem nós”, Julieta destacou que a elaboração das políticas públicas deve contar com a participação de todos. “Ações conjuntas para combate à pobreza e a exclusão social são necessárias”, falou.
Homenageados
Receberam Certificado de Louvor Paulo Bravo, Leomir Barbosa Bill, Mário Sérgio Fontes, Leonardo Rodrigues da Silva, Rita de Cássia Maestri, Rosani Suzin Santos, Eliane Maria Mânica, Maria José de Oliveira, Antônio Andrigheto e José Simão Stczaukoski. As mães Deisy Mohr Bauml, Rita Maria Peres de Souza e Critina Maria Bispo Lima. Os profissionais Alcyon Pires Gomes, José Maria Alves Pereira, Suely Hieda Rocha, Marisa Amada Sella, Rosina de Lima, Airton Correa, Lucy Pfeiffer, Nilda Motti Loiola Gonçalves e Padre Pedro Bertolini. A cerimônia foi prestigiada por representantes de entidades de atendimento e assistência aos deficientes, pais e profissionais que atuam na área, além dos vereadores eleitos Serginho do Posto e Zé Maria, ambos do PPS. Heloísa Chagas, da Assessoria Especial de Apoio às Pessoas com Deficiência, e Teresinha de Lima, do Conselho Municipal de Saúde, também estavam presentes.
A sessão foi apresentada na linguagem Libras (sinais) por Andréa Luiza Braga, coordenadora do curso de Libras do movimento familiar “A voz do silêncio”.
Deficiência
A vereadora Julieta, que tem se dedicado à defesa dos direitos dos deficientes, propôs a instituição do Dia Municipal da Pessoa Portadora de Deficiência no Legislativo. O documento, em apreciação nas comissões técnicas da Casa, prevê a comemoração da data no dia 03 de dezembro de cada ano.