Plenário aprova os outros quatro projetos da pauta

por Assessoria Comunicação publicado 07/05/2018 14h40, última modificação 27/10/2021 06h46

Os vereadores de Curitiba aprovaram os seis projetos da pauta: além da doação de lote à Cohab para regularização fundiária e a oficialização da capoeira como atividade extracurricular nas escolas municipais, foram confirmados dois projetos em 2º turno e outros dois em 1ª discussão.

Christiano Osvaldo Andreguetto denominará um dos logradouros públicos da capital (009.00039.2017). A matéria, de iniciativa de Jairo Marcelino (PSD), foi acatada com 25 votos positivos. De acordo com ele, Andreguetto nasceu em Curitiba em 15 de setembro de 1928 e teve 7 filhos. "Completou 50 anos de vida pública", disse Jairo, que lembrou alguns cargos ocupados pelo homenageado, entre eles a assessoria jurídica da Secretaria de Estado da Agricultura.

Andreguetto assumiu por diversas vezes interinamente a Diretoria Geral, a Chefia de Gabinete da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, participou de centenas de Comissões da Secretaria da Agricultura, bem como de suas Empresas Vinculadas. "Redigiu e participou de todas as reformas estatutárias e organizacionais vinculadas ao Sistema Estadual de Agricultura, bem como à redação dos regulamentos das Leis do Comércio e uso de agrotóxico, de proteção do solo agrícola, da produção e comércio de sementes e mudas, de fertilizantes e corretivos de defesa Sanitária Animal e Vegetal", esclareceu.

Para Julieta Reis (DEM), Andreguetto foi um exemplo de servidor público padrão "dedicado às causas do estado, principalmente no âmbito do direito ambiental". Osias Moraes (PRB) parabenizou Marcelino pela iniciativa: "é uma história de grande relevância para o estado do Paraná". Maria Manfron (PP) espera que seja escolhido um logradouro bem localizado para homenagear Andreguetto. Zezinho Sabará (PDT) corroborou a importância da homenagem e Tito Zeglin (PDT) disse ter certeza de que a homenagem vai somar. “Quem sabe daqui a uns anos, o logradouro vai fazer parte da história da nossa cidade”, disse.

Também aprovado em 1º turno, com 25 votos, foi o projeto de Noemia Rocha (PMDB) que altera o artigo 1º da Lei nº 10.672 de 15 de maio de 2003, que declara de utilidade pública o projeto Fazendo Diferença (015.00005.2017). A iniciativa retira a palavra "cristão" do nome da entidade. “Um projeto fantástico com um índice de recuperação incrível”, disse ela se referindo aos usuários de drogas que alcançam a recuperação com a ajuda da entidade. Ezequias Barros (PRP) reforçou as palavras de Noemia e deu exemplos de pessoas que saíram das drogas com apoio da entidade.

Segundos turnos
Dois projetos da pauta foram aprovados em segundo turno e agora seguem para sanação do prefeito Rafael Greca. Um deles, de autoria de Paulo Rink (PR), declara de Utilidade Pública a Associação de Pais, Mestres e Funcionários do Colégio Estadual Papa João Paulo I (014.00089.2017). A matéria, que recebeu 31 votos positivos, foi discutida em 1º turno. O outro, aprovado com 29 votos favoráveis, declara de utilidade pública a Associação Martas & Marias (014.00003.2018), de Dr. Wolmir Aguiar (PSC).