Planos de carreira, greve e mais notas do dia 8 de agosto

por Mauricio Geronasso*, especial para a CMC — publicado 08/08/2023 16h05, última modificação 08/08/2023 16h10
Pronunciamentos, requerimentos, registros, visitas à Câmara de Curitiba e outros conteúdos do plenário.
Planos de carreira, greve e mais notas do dia 8 de agosto

Notas da sessão plenária do dia 8 de agosto. (Arte: Arquivo/CMC)

Planos de carreira/greve I*
Na manhã dessa terça-feira (8), os vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) repercutiram o anúncio de que os professores que atuam na rede municipal de ensino de Curitiba vão entrar em greve por tempo indeterminado. De acordo com o Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba (SISMMAC), a classe deseja que sejam revistos alguns pontos do projeto de lei 005.00123.2023, que trata sobre o novo plano de carreira dos profissionais do magistério.

>> Confira os debates na íntegra no YouTube da CMC.

Planos de carreira/greve II*
O vereador Rodrigo Braga Reis (União), durante sua fala no pequeno expediente, criticou o posicionamento de sindicatos e servidores que acusam a CMC de ter aprovado um projeto de planos de carreira prejudicial aos servidores municipais. “Tivemos uma reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) que avalia todos os projetos dos vereadores e da prefeitura. Apenas aprovamos o trâmite do processo por não haver irregularidade e nem mesmo inconstitucionalidade”, esclareceu. “Teremos ainda discussões sobre cada ponto que contempla esse projeto e ouviremos a todos”, complementou (saiba mais). “Temos respeito por todos os servidores do município e o vídeo divulgado em redes sociais distorce todo o trabalho realizado pela CCJ”, repudiou Reis.

Planos de carreira/greve III*
“Muitos pais nos questionam se devem ou não mandar seus filhos às escolas. Temos que ter um posicionamento oficial por parte da prefeitura sobre esses indicativos de greve”, pediu a vereadora Indiara Barbosa (Novo). Já o presidente da CMC, Marcelo Fachinello (Pode), salientou que o Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) considerou ilegal a paralisação de professores municipais. “Com essa decisão judicial, devemos ter um posicionamento em breve da prefeitura, através da liderança”, disse.

Planos de carreira / greve IV*
O vereador Dalton Borba (PDT) fez uso da palavra durante a sessão plenária para esclarecer pontos da decisão judicial. “A decisão do TJPR é monocrática, sujeita à revisão pelo colegiado. De certa forma, essa ainda é uma decisão precária”, esclareceu. Até o encerramento da sessão plenária, não houve qualquer manifestação por parte da prefeitura por meio de sua liderança na casa legislativa.

Guerra na Ucrânia*
No pequeno expediente da sessão plenária desta terça-feira (8), Bruno Pessuti (Pode) lamentou a morte de soldado curitibano na Ucrânia. Antônio Hashitani era estudante da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), em Curitiba, e foi como voluntário para a guerra. “O motivo de ele ter ido para a Ucrânia é que ele queria levantar fundos para a construção de escolas na Tanzânia para crianças de baixa renda”, relatou Pessuti. O soldado curitibano morreu em combate na da cidade de Bakhmut, localizada no Nordeste da região de Donetsk, na Ucrânia, que fica a cerca de 250km da fronteira com a Rússia. “Toda guerra por si só é insana. É necessário que a gente encontre através da política e do dialogo soluções para os problemas da sociedade”, frisou.

Belo Horizonte*
“Mais um crime brutal aconteceu no Brasil. Um motorista de aplicativo, mal orientado pelas plataformas, acabou abandonando uma jovem de 22 anos ao relento”, disse Bruno Pessuti (Pode). “Em seguida, ela sofre um crime de violência sexual”, completou. O caso aconteceu na cidade de Belo Horizonte (MG) e foi amplamente divulgado. A vítima foi encontrada desacordada, seminua, por uma moradora do bairro que fazia caminhada. O criminoso, já identificado, foi preso em flagrante. “Quando acontece um crime como esse, é necessário que sejam criadas e sugeridas regras que responsabilizem também as plataformas. Não podemos permitir que qualquer pessoa seja deixada desacordada na rua”, complementou o parlamentar.

Comitiva paraguaia*
Durante o recesso parlamentar, em julho, o vereador Serginho do Posto (União) recebeu, em nome da Câmara, um grupo de vereadores da cidade de Encarnación, no Paraguai, que visitaram Curitiba para conhecer o modelo de gestão da capital nas áreas de planejamento urbano, meio ambiente e transporte público. Serginho recebeu da comitiva paraguaia uma peça produzida em cerâmica típica da região do país vizinho. Na sessão plenária de hoje, o vereador do União fez a entrega formal do presente ao presidente Marcelo Fachinello (Pode). A peça será incluída ao patrimônio da CMC.

Indicação de líderes*
Requerimento do bloco parlamentar formado pelos partidos Podemos e Progressistas indica Nori Seto (PP) para a liderança da bancada, com o vereador Mauro Bobato (Pode) para a primeira vice-liderança e Éder Borges (PP) para a segunda vice-liderança (042.00015.2023).

Prevenção ao suicídio*
Sargento Tânia Guerreiro (União) pede informações à Prefeitura de Curitiba sobre a implementação das ações previstas na lei federal 14.531/2023que tem como escopo a Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio junto aos profissionais de segurança pública e defesa social da cidade (062.00604.2023).

Mãe Curitibana e espaços públicos*
Três requerimentos do vereador Professor Euler (MDB) fazem questionamentos à Prefeitura de Curitiba. O primeiro solicita informações sobre as orientações fornecidas sobre o aleitamento materno através de teleconsulta realizadas através do programa Mãe Curitibana (062.00600.2023); enquanto o segundo pede o detalhamento sobre o projeto para a construção da Praça da Araucária, no bairro Vista Alegre (062.00601.2023); e por fim, o terceiro questiona o projeto de elaboração de inovações e restauração da Casa Lerner (062.00602.2023).

Odontologia*
Informações sobre o prazo para a conclusão das obras de melhoria no setor odontológico da Unidade de Saúde Jardim Pinheiros faz parte do pedido do vereador Nori Seto (PP) à Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) (062.00599.2023).

Registro da sessão I*
Foi registrada a presença em plenário, pelo vereador Ezequias Barros (PMB), do Pastor Marco Aurelio, da Igreja de Deus no Brasil, no bairro Sitio Cercado. Também foi registrada, pelo presidente Marcelo Fachinello (Pode), a presença de Katiana Camargo, diretora de patrimônio da Câmara Municipal de Balneário Camboriú (SC). Já o vereador Hernani (PSB) recebeu em plenário a visita de Elizeu Libel, do Grande Oriente Brasil.

Registro da sessão II*
O vereador João da 5 Irmãos (União) registrou, durante a sessão plenária desta manhã (8), o nascimento de seu sobrinho Matheus de Souza Rodrigues.Ele também registrou a visita do Pastor Luciano Lopes de Aquino.

Minuto de silêncio*
Os vereadores Bruno Pessuti (Pode) e Professor Euler (MDB) lamentaram em plenário o falecimento da Antônio Hashitani. Em sua homenagem, o plenário observou um minuto de silêncio pelo passamento de Regina Maria Kurek Cuma (registrado por Sidnei Toaldo, do Patriota), de Joel Barbosa Junior, que participava da jornada da Juventude em Portugal (Tito Zeglin, PDT), Lauro Zonato Filho (João da 5 Irmãos, União).

Nota de pesar*
A vereadora Noemia Rocha (MDB) manifestou seu pesar pelo falecimento de Bruno Souza Vargas, aos 33 anos, ocorrido no último sábado (5) (078.00037.2023).

*Notas elaboradas pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Revisão: Alex Gruba