Plano Diretor: próxima audiência debate região metropolitana

por Assessoria Comunicação publicado 30/10/2014 12h00, última modificação 27/09/2021 11h27

Na próxima quinta-feira (6), a partir de 14 horas, a Câmara de Vereadores promove a oitava audiência pública sobre o Plano Diretor (PD). O tema da vez é a integração entre os municípios que integram a Região Metropolitana de Curitiba (RMC). O debate é organizado pela Comissão de Urbanismo, Obras Públicas e TI, responsável pela programação da revisão da lei no Legislativo.

O tema será apresentado pelo secretário municipal de Assuntos Metropolitanos, Valfrido Eduardo Prado; e o vice-presidente do Sindicato dos Engenheiros do Paraná (Senge-PR), Valter Fanini. Outros dois palestrantes, que atuam no Ippuc (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba) e CAU-PR (Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná), participarão do debate.

O objetivo desta audiência pública é pensar o planejamento e crescimento integrado de Curitiba e dos 28 municípios que fazem parte da RMC. Para isso, também foram convidados os vereadores das cidades conurbadas e limítrofes à capital paranaense. O debate também é aberto a toda a população.

Região Metropolitana
A RMC foi criada pela lei complementar federal 14/1973, com a participação de 14 cidades. Hoje, 29 cidades estão inseridas no limite do território metropolitano, o que corresponde a cerca de 3,2 milhões de habitantes (30,86% da população do Paraná), segundo dados da Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba).

Integram a Região Metropolitana os seguintes municípios: Adrianópolis, Agudos do Sul, Almirante Tamandaré, Araucária, Balsa Nova, Bocaiuva do Sul, Campina Grande do Sul, Campo do Tenente, Campo Largo, Campo Magro, Cerro Azul, Colombo, Contenda e Curitiba.

Além de: Doutor Ulysses, Fazenda Rio Grande, Itaperuçu, Lapa, Mandirituba, Piên, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras, Quitandinha, Rio Branco do Sul, Rio Negro, São José dos Pinhais, Tijucas do Sul e Tunas do Paraná.

Audiências
As audiências são abertas ao público e ocorrem no auditório do Anexo II da Câmara Municipal de Curitiba (entrada pela Avenida Visconde de Guarapuava, esquina com a Lourenço Pinto). Os debates da revisão do PD começaram em abril deste ano. Entre os temas já discutidos estão: economia criativa e cultura; meio ambiente e sustentabilidade; mobilidade cicloviária; habitação de interesse social e regularização fundiária; paisagem urbana, uso do espaço público e acessibilidade.

As sugestões apresentadas nas audiências estão sendo discutidas e aprofundadas em grupos de estudos, com encontros organizados na sede do CAU/PR (Av. Nossa Senhora da Luz, 2530). A agenda completa do Fórum do Plano Diretor e outras informações estão disponíveis no hotsite. Ao final, o material será sistematizado e entregue à Prefeitura de Curitiba, responsável por enviar ao Poder Legislativo a proposta em forma de projeto de lei.