Plano Diretor: audiência debaterá mobilidade em Curitiba

por Assessoria Comunicação publicado 06/08/2014 10h20, última modificação 27/09/2021 08h27

Na tarde desta quinta-feira (7), a Câmara Municipal promoverá a quinta audiência pública para debater aspectos da revisão do Plano Diretor de Curitiba, que será elaborado pela prefeitura e votado pelos vereadores ainda em 2014. O Plano Diretor consiste num conjunto de diretrizes que determinarão as escolhas urbanísticas do município pelos próximos dez anos. A revisão periódica do plano é uma exigência do Estatuto das Cidades (lei federal 10.257/2001).

O tema desta audiência será o fomento de uma “mobilidade urbana sustentável”, definida pelo Ministério das Cidades, em uma publicação de 2004, como “o resultado de um conjunto de políticas de transporte e circulação que visa proporcionar o acesso amplo e democrático ao espaço urbano, através da priorização dos modos não-motorizados e coletivos de transportes, de forma efetiva, que não gere segregações espaciais, socialmente inclusiva e ecologicamente sustentável”.

Participarão do debate o engenheiro civil Valter Fanini, assessor de políticas públicas do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea-PR) e vice-presidente do Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (Senge-PR), e a advogada Luiza Simonelli, titular da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran).

Segundo a Comissão de Urbanismo, que organiza o evento, os convidados farão um diagnóstico da situação atual do transporte, atrelada ao modelo inaugurado nos anos 1960 e que ganhou atenção mundial com a adoção de soluções alternativas e eficientes, como por exemplo, os trinários (que possibilitaram a criação das canaletas exclusivas para ônibus e, por conseguinte, ônibus mais extensos e dotados de maior capacidade de passageiros).

Por 15 anos, Fanini foi responsável pelo planejamento do sistema viário e do transporte público da Região Metropolitana de Curitiba, além de coordenar a implantação de programas de investimento em infraestrutura urbana para a região Metropolitana e o Plano de Desenvolvimento Integrado da mesma região, no ano de 2006. Simonelli apresentará as experiências do poder público na área e os prognósticos que podem orientar a revisão do Plano Diretor, que vigorará pelos próximos dez anos.  

A audiência começa às 14 horas, no auditório do Anexo II da Câmara Municipal. O evento será transmitido pela rádio online, pelo twitter, e qualquer cidadão pode comparecer e emitir sua opinião ou sugestão durante o debate.