Vereadores homenageiam a piloto curitibana Kaká Magno

por Nicole Thessing*, especial para a CMC | Revisão: Brunno Abati* — publicado 16/03/2023 09h05, última modificação 16/03/2023 16h27
Destaque no automobilismo, Kaká Magno é a única brasileira a participar da 2ª edição do FIA Motorsport Games.
Vereadores homenageiam a piloto curitibana Kaká Magno

Kaká Magno é destaque por representar o esporte brasileiro internacionalmente. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebeu, na sessão da última terça-feira (14), a piloto curitibana Kattlyn Marry Magno, mais conhecida como Kaká Magno. Por iniciativa do vereador Nori Seto (PP), a atleta foi homenageada com o diploma de votos de congratulações e aplausos pelo destaque no automobilismo. Ela é a única mulher brasileira a participar da segunda edição do FIA Motorsport Games, que, em 2022, foi realizada no Circuito Paul Ricard, na França. O evento foi criado pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e é conhecido como a “olimpíada do automobilismo" (077.00428.2022). 

Nori Seto explicou que Kaká “começou a gostar de automobilismo por influência da família, assistindo às corridas de Ayrton Senna na TV, como muitos brasileiros que também gostam do automobilismo”. Na última semana, comemoramos o Dia Internacional da Mulher e, com certeza, a trajetória de Kaká Magno simboliza muito bem a luta da mulher pela conquista de espaço, apoio, respeito, dignidade e é também uma grande demonstração da força, da garra e da determinação feminina de que a mulher pode e deve estar onde ela quiser e onde se sentir bem”, enalteceu o vereador.

A justificativa da proposta destaca, ainda, que essa foi a segunda vez que Kaká foi selecionada para representar o Brasil em uma competição internacional. Em 2013, ela foi escolhida por Emerson Fittipaldi, bicampeão mundial da F1, "para representar o Brasil em um programa da FIA em conjunto com a Volkswagen, com o Scirocco R-Cup, na Alemanha”. O pai da piloto, Carlos Magno, a irmã, Karolline Magno, os sobrinhos e os amigos acompanharam a homenagem.

Outros diplomas
A Câmara Municipal também conferiu, na sessão da última segunda (13), o diploma de votos de congratulações e aplausos ao cônsul-geral da Itália em Curitiba, Salvatore Di Venezia, que nas próximas semanas retorna para Roma, depois de seis anos no cargo. A Iniciativa foi do vereador Pier Petruzziello (PP). 

Na mesma manhã, Bruno Pessuti (Pode) conferiu uma homenagem para o artista Ewerton Andrade de Oliveira, mais conhecido como Rapper Paladino, pela coordenação do 1° Festival de Hip Hop, no Teatro da Vila. O evento fez parte da programação da 40ª Oficina de Música de Curitiba, realizada entre os dias 25 de janeiro e 5 de fevereiro (077.00061.2023). Na justificativa do requerimento, o vereador relata que o festival “contou com batalhas de rimas, apresentações de rappers convidados, grupos pioneiros de dança breaking, além de um slam de poesias e uma amostra no telão, de artistas de grafite em destaque”.

Requerimentos debatidos
O plenário também aprovou, nessa semana, novos votos de congratulações e aplausos. Na última segunda, durante a segunda parte da ordem do dia, Dalton Borba (PDT) defendeu a homenagem de sua iniciativa pela celebração dos 70 anos do Diretório Acadêmico Clotário Portugal (DACP), órgão de representação estudantil da Faculdade de Direito de Curitiba, do UniCuritiba, instituição em que lecionou por 23 anos (077.00137.2023).

“Creio que é uma homenagem justa, porque foi palco de grandes avanços para o nosso município e para nosso país”, declarou Borba. “O DACP foi um diretório muito importante para grandes questões políticas da nossa cidade, muitos magistrados, muitos membros do Ministério Público, muitos advogados de renome, muitos ministros do STJ foram professores ou foram alunos do UniCuritiba”, concluiu o autor do requerimento de aplausos.

Na mesma sessão plenária, Sidnei Toaldo (Patriota) defendeu o requerimento para conceder os votos de congratulações à Stella Cidadania Italiana, na pessoa de Fábio Eduardo Stella, seu fundador, devido aos cinco anos da empresa (077.00140.2023). “Ele sonhava, como advogado, e por ter a cidadania italiana, ele tinha o conhecimento e a paixão necessária para ajudar outras pessoas”, reconheceu o parlamentar.

“Com certeza, muitas e muitas pessoas já foram beneficiadas com a sua cidadania italiana através do trabalho sério que é feito através dessa empresa", finalizou Toaldo. Nori Seto parabenizou o vereador pela iniciativa: “Tive a oportunidade de acompanhar o crescimento desse escritório, que, realmente, desenvolve um belíssimo trabalho de orientação da questão jurídica para o visto italiano".

Já o vereador Pastor Marciano Alves (Solidariedade) defendeu, na sessão da última terça, seu requerimento de votos de congratulações e aplausos à desembargadora Joeci Machado Camargo, por idealizar e completar 20 anos à frente do Programa Justiça nos Bairros (077.00143.2023). “Na história, é a primeira mulher a ocupar a Presidência no TJ [Tribunal de Justiça] do Paraná. E a cumprimento pelo projeto Justiça nos Bairros, que já atendeu mais de 3 milhões de paranaenses, os mais vulneráveis”, pontuou. “Desejo a toda a equipe sucesso e felicidades na pessoa da Desembargadora Joeci Machado Camargo."


*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Nicole Thessing*, especial para a CMC
Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato
*Matéria revisada pelo estudante de Letras Brunno Abati
Supervisão do estágio: Alex Gruba