Pela 1ª vez nesta legislatura, Câmara de Curitiba realiza sessão 100% presencial

por José Lázaro Jr. | Revisão: Vanusa Paiva — publicado 04/04/2022 12h30, última modificação 04/04/2022 14h20
Presidente da CMC, Tico Kuzma, comemorou o abrandamento da pandemia. Vereadores de primeiro mandato exteriorizam felicidade com a retomada das sessões no Palácio Rio Branco.
Pela 1ª vez nesta legislatura, Câmara de Curitiba realiza sessão 100% presencial

Com o abrandamento da pandemia, as sessões plenárias voltaram a ser 100% presenciais. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

“É a primeira oportunidade dos vereadores desta legislatura de estarem com todos os colegas no plenário. Isso significa que estamos superando a pandemia”, comemorou Tico Kuzma, presidente da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), nesta segunda-feira (4). “Obrigado a todos por estarem na sessão, pois, com certeza, estaremos ganhando qualidade no debate, no diálogo em relação aos projetos”, disse Kuzma. “É muito bacana ver o plenário cheio”, corroborou Alexandre Leprevost (Solidariedade).

“Esperei tanto por esse momento, para ter essa experiência parlamentar, neste plenário lindo de Curitiba”, vibrou Eder Borges (PP). No mesmo sentido, Carol Dartora (PT) afirmou “estar muito feliz por ter todos os vereadores juntos no plenário”. “É muito bom ver as cadeiras ocupadas”, acrescentou a parlamentar. “Depois da sessão de posse, é a primeira vez que a gente encontra todo mundo, tem colegas que vimos pouco, então vai melhorar o diálogo”, concordou Indiara Barbosa (Novo).

Os vereadores da 18ª legislatura foram eleitos em 2020, no meio da pandemia, e tomaram posse em janeiro do ano passado, quando a CMC já havia adotado o modelo híbrido como medida preventiva ao contágio pela covid-19. Dos 38 parlamentares, 18 são vereadores de primeiro mandato, que ainda não tinham participado de uma sessão plenária com quorum cheio, dentro do Palácio Rio Branco - o prédio histórico que abriga as votações da Câmara Municipal de Curitiba. 

Desde julho de 2021 as sessões na CMC eram realizadas de forma híbrida, com vereadores parte em plenário, parte por videoconferência. Em novembro passado, o Legislativo reabriu o Palácio Rio Branco à população, permitindo o acompanhamento das sessões e a visitação do prédio histórico. Em março deste ano, a CMC voltou a realizar sessões solenes e audiências públicas com a presença de convidados. Agora foi a vez das atividades de plenário, que continuam sendo transmitidas ao vivo pelas redes sociais.

Quanto às comissões permanentes e temporárias, caberá ao presidente de cada colegiado manter ou não o modelo híbrido. O colegiado de Economia, Finanças e Fiscalização, por exemplo, retornou ao formato presencial no dia 16 de março e tem se reunido, nas tardes das quartas-feiras, no Palácio Rio Branco, para manutenção das transmissões ao vivo do colegiado - que não eram realizadas antes da pandemia. 

O Legislativo da capital segue com o monitoramento da pandemia em Curitiba e mantém preventivamente os protocolos sanitários de oferta de álcool em gel e de portas e janelas abertas para ventilação do ar.