PAUTA DIA 05 – 14H: CPI DÁ CONTINUIDADE AOS DEPOIMENTOS DE REPRESENTANTES DA PREFEITURA PARA TRATAR DO RECOLHIMENTO DO ISS

por Assessoria Comunicação publicado 05/09/2013 12h25, última modificação 17/09/2021 10h43

A reunião da CPI do Transporte Coletivo de Curitiba, tem continuidade na tarde desta quinta-feira (05), às 14 horas, no plenário da Câmara Municipal, para ouvir os depoimentos de Oldinir Furman, gerente de Divisão da Secretaria Municipal das Finanças de Curitiba, e Mário Nakatani Junior, ex-diretor do Departamento de Rendas Mobiliárias da prefeitura de Curitiba, que atualmente trabalha no setor de ISS do Executivo municipal. Eles vão dar explicações sobre a questão do recolhimento do Imposto Sobre Serviços (ISS) das empresas do sistema.

Linhas de investigação
    
Com o objetivo de tentar baixar a tarifa, a CPI do Transporte Coletivo da Câmara Municipal de Curitiba está focada em quatro linhas de investigação. Uma delas é o suposto lucro excessivo das empresas, que, segundo Jorge Bernardi, pode passar de R$ 100 milhões. O segundo é o processo licitatório, com indícios de irregularidades. Há a desconfiança, entre os integrantes do colegiado, de que foram concedidos benefícios para empresas que já estavam no sistema.
    
Investiga-se, também, a composição tarifária. “Há suspeita de superfaturamento no processo de manutenção das catracas, conforme admitiu a Dataprom”, complementou o presidente da CPI. A quarta linha de investigação é sobre a suspeita de falta de recolhimento do Imposto Sobre Serviços (ISS) das empresas do sistema.
    
Presidido pelo vereador Jorge Bernardi (PDT), o colegiado tem Serginho do Posto (PSDB) na vice-presidência e Bruno Pessuti (PSC) na relatoria, além de Valdemir Soares (PRB) como vice-relator. A CPI também reúne os vereadores Chicarelli (PSDC), Chico do Uberaba (PMN), Cristiano Santos (PV), Geovane Fernandes (PTB), Mauro Ignacio (PSB), Noemia Rocha (PMDB), Paulo Rink (PPS), Professora Josete (PT) e Tiago Gevert (PSC).

SERVIÇO:

Data: 05/09/2013 (quinta-feira)
Hora: 14 horas
Local: Plenário da Câmara Municipal de Curitiba (Anexo II)