Patriotas Futebol Clube e mais três foram homenageados na CMC

por Mauricio Geronasso, especial para a CMC* — publicado 16/12/2022 11h10, última modificação 16/12/2022 13h12
Vereadores entregaram em plenário, durante a semana, quatro votos de congratulações e prêmios a personalidades da cidade.
Patriotas Futebol Clube e mais três foram homenageados na CMC

Uma das homenagens desta semana foi à equipe de futebol profissional Patriota Futebol Clube, por iniciativa de Mauro Ignácio. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) concedeu, durante a sessão plenária de quarta-feira (14), votos de congratulações e aplausos para o time de futebol Patriota Futebol Clube. A iniciativa partiu do vereador Mauro Ignácio (União), para quem a homenagem foi dada em razão da "brilhante campanha" da equipe sub-20, pelo vice-campeonato da 3ª Divisão da equipe profissional e pelo acesso do Clube à série B do Campeonato Paranaense de Futebol (077.00508.2022).

Um recém formado clube que já vem dando muito orgulho à cidade de Curitiba e que desenvolve um importante trabalho junto a sociedade Iguaçu, no bairro de Santa Felicidade. O Patriotas desenvolve um trabalho de base que revela futuros atletas que certamente irão contribuir para novas conquistas no ano de 2023”, afirmou Ignácio. O vereador destacou a presença, em plenário, de Olaides Duarte Ferreira e Fabio Mazzarom, presidente e vice do clube, e de Vanderléia Moroni e Jair Pedro Seti, que são membros da diretoria, além da comissão técnica, representada por Jean Antonio Jetikoski, Thiago Ziemer Pereira e Pedro Almiro dos Santos Medeiros. e dos atletas Alexandre Henrique da Rosa, Igor Emiliano, Maicon Lucas.

Já na sessão plenária da ultima terça-feira (13), foi recepcionado no Palácio Rio Branco o administrador financeiro Orley Boçon, que desenvolve trabalhos sociais - por causa deles, foi agraciado com o Prêmio Pablo Neruda de Direitos Humanos. A homenagem partiu do vereador Oscalino do Povo (PP), que enalteceu a dedicação de Boçon pela atuação voluntaria de 20 anos no Pequeno Cotolengo do Paraná (103.00001.2021)

O vereador destacou que Boçon abandonou uma promissora carreira bancária para ingressar como diretor do Sindicato dos Bancários. Na oportunidade, sua atuação foi direcionada à área de saúde do trabalho, onde os bancários obtiveram muitas conquistas. Hoje, entre outros projetos, faz trabalhos jurídicos para o Pequeno Cotolengo no Congresso Nacional, monitorando projetos de lei voltados à área social.

Prêmio João Paulo II
Também no pequeno expediente de quarta, Sidnei Toaldo (Patriota) homenageou com o Prêmio João Paulo II o padre Joaquim Parron. Graduado em filosofia e teologia com licenciatura em psicologia pela PUC-PR, além de mestre em pedagogia e doutor em ética social (017.00003.2021).

O padre Parron coordena e representa o projeto SOS Vila Torres, que nasceu durante a pandemia da covid-19, visando manter as necessidades básicas dos moradores da região - arrecadando alimentos, mascaras de proteção e álcool 70%. "Hoje, recebemos aqui o principal protagonista desse exemplo de amor ao próximo, Padre Joaquin Parron, que junto com todos os demais religiosos nos dão uma lição de humanidade e de respeito aos direitos humanos”, homenageou Toaldo.

Congratulações e aplausos
A sessão de quarta ainda contou com a entrega de votos de congratulações e aplausos ao Central Grill Restaurante Ltda. Por iniciativa de Tito Zeglin (PDT), o empreendimento foi reconhecido pela Câmara como um trabalho "de excelência no atendimento aos consumidores" (077.00225.2022). 

Com satisfação, presto essa justa homenagem para a churrascaria Central Grill, que tem como proprietário Lúcio Costa e Rosinei Joana Ristow. Com ótima estrutura e de ambiente familiar, oferece um ótimo atendimento a todos os clientes”, contou o parlamentar. “Muitos aqui da CMC utilizam do seu comércio e esse é um reconhecimento ao seu trabalho de excelente serviço para a nossa cidade”, completou Zeglin.

Requerimentos debatidos

Entre as homenagens aprovadas em plenário nesta semana, três merecem registro, pois foram justificadas em plenário pelos seus autores. Sidnei Toaldo (Patriota) aprovou votos de congratulações ao Frei Dom Diamantino Prata de Carvalho (077.00517.2022pelos 50 anos de ordenação, à ABE Flamengo de Santa Felicidade pelo Bicampeonato da Copa da Amizade 2022 (077.00510.2022e ao Bar Beca pelos 35 anos de sua fundação (077.00518.2022).

Carol Dartora (PT) ganhou o apoio do plenário para os votos de congratulações ao jornal Brasil de Fato, por ocasião de seu 20° aniversário. Ao justificar, ela enalteceu a "dedicação na produção de conteúdo jornalistico plural e diversificado" (077.00516.2022).

Jornalista Márcio Barros (PSD) defendeu os votos ao Hotel Blumenau pelos seus 45 anos de história no município (077.00511.2022); ao jornalista policial Iverson Vaz, pelos seus 20 anos de carreira (077.00512.2022); e também a James Charles da Silva, pelo exemplo de empreendedorismo (077.00514.2022). 

De iniciativa do vereador Mauro Ignácio (União), a CMC aprovou os votos de congratulações ao casal Iracema Martins Ribeiro Gonçalves e José Dorival Ribeiro Gonçalves, pela comemoração de 50 anos de casamento (077.00513.2022).

Professor Euler (MDB) defendeu os votos de congratulações ao cabo Fabiano Marcelo Xavier (077.00515.2022). Leônidas Dias (Solidariedade) os votos para o Sindicato dos Permissionários da CEASA-PR (SINDARUC) (077.00519.2022).

As sessões plenárias e homenagens são transmitidas ao vivo pelos canais da CMC no YoutubeTwitter e Facebook

*Notícia elaborada pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Revisão: Alex Gruba