Parlamento Jovem: estudantes entregam projetos na próxima quarta

por Assessoria Comunicação publicado 01/11/2018 15h25, última modificação 03/11/2021 07h00

A primeira edição do Parlamento Jovem na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) terá encerramento na manhã da próxima quarta-feira (7), com a entrega em plenário dos projetos elaborados pelos vereadores mirins. O programa foi criado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), que firmou convênio com o Legislativo no ano passado para que os estudantes tivessem a vivência não só das eleições, mas também das tarefas de um vereador. O tempo reservado à Tribuna Livre deverá ser usado para a atividade – após a votação dos projetos na ordem do dia haverá suspensão da sessão para a leitura das propostas dos estudantes aos parlamentares.

Ao todo, foram eleitos 38 vereadores dos colégios estaduais Ernani Vidal, Júlia Wanderley, Narciso Mendes, Euzébio da Motta, Homero Baptista de Barros e Senador Alencar Guimarães. Eles foram empossados no dia 28 de fevereiro no plenário da CMC. Para que as propostas fossem escritas, os alunos participaram de atividades promovidas pelo Departamento de Processo Legislativo (Deprole) e a Diretoria de Cerimonial. Dentre elas houve uma dinâmica com o objetivo de mostrar o que o vereador pode e o que ele não pode fazer, dentro do que prevê a Constituição Federal nos artigos 21, 29 e 30. Uma semana de prevenção ao bullying nas escolas e outra sobre ambientalismo consciente foram os temas escolhidos para elaborar os projetos.

Projetos em 2º turno
Na sessão de quarta, devem ser votados três projetos em segundo turno – se na véspera, em primeiro turno, eles forem aprovados pelo Legislativo. Um deles prevê o pagamento de multas emitidas pela Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) por meio de cartões de débito ou de crédito, com a opção de parcelar o valor (005.00040.2018), de iniciativa de Jairo Marcelino (PDT). Também serão votados o que denomina de Esther Souza Lacour um dos logradouros públicos da capital (009.00023.2018) e o que declara de utilidade pública a Associação de Pais, Mestres e Funcionários do Colégio Estadual Eurides Brandão (014.00054.2017).  

Confira aqui as pautas completas de segunda (5), terça (6) e quarta-feira.