Opção ao atestado, PAR-Q já é aceito para matrícula em academias de Curitiba

por José Lázaro Jr. | Revisão: Vanusa Paiva — publicado 09/06/2022 18h00, última modificação 10/06/2022 09h08
A alternativa da triagem foi aprovada pela Câmara e sancionada pelo Executivo.
Opção ao atestado, PAR-Q já é aceito para matrícula em academias de Curitiba

Antes da inovação legislativa, apenas atestados médicos eram aceitos pelas academias. (Foto: Arquivo/CMC)

Faz uma semana, nesta sexta-feira (10), que uma mudança aprovada pela Câmara Municipal de Curitiba (CMC) facilitou a prática de atividades físicas na capital do Paraná. Desde o dia 3 de junho, quando a lei 16.017/2022 foi publicada no Diário Oficial do Município, as academias de ginástica estão autorizadas a aceitar, como prova de aptidão física, o preenchimento da triagem PAR-Q como opção ao antes obrigatório atestado médico.

“Barato, simples e rápido, o PAR-Q é um documento técnico, que permite uma triagem dos praticantes de atividade física para saber se essas pessoas estão aptas, ou não, a começarem a praticar esporte de forma segura, em atividades de baixa e média intensidade”, defendeu, em plenário, o vereador Marcelo Fachinello (PSC), no dia em que a iniciativa de sua autoria foi aprovada em primeiro turno (confira aqui).

Sigla em inglês para Physical Activity Readiness Questionnaire, o questionário PAR-Q consiste em uma série de sete perguntas. Elas avaliam o histórico médico do interessado em praticar atividades físicas na academia: se sente dores no peito, perda de consciência ou tontura, ou problema articular que pode ser agravado com exercícios, por exemplo. Somente se todas as respostas forem negativas é que o candidato será considerado apto, valendo esse documento, assinado por um profissional de Saúde qualificado, como substituto para o atestado médico de aptidão física. 

Polo Polonês
Os estabelecimentos comerciais e culturais nas áreas de imigração polonesa dos bairros Pilarzinho, Barreirinha, Abranches, Taboão e Santa Cândida já podem pleitear, junto ao Poder Executivo, os benefícios previstos no Plano Diretor aos polos temáticos. De iniciativa do vereador Mauro Ignácio (União), o Polo Polonês virou a lei 16.010/2022 no dia 20 de maio deste ano, quando, após ser sancionada pelo Executivo, foi publicada no Diário Oficial do Município. 

A criação do Polo Polonês, justificou Ignácio, no dia da aprovação em plenário da proposta, tem o intuito de consolidar a Rota Polonesa, interligando pontos turísticos como o Bosque Papa João Paulo II, o Memorial da Imigração Polonesa e, até mesmo, a Pedreira Paulo Leminski, uma vez que o poeta curitibano era descendente de poloneses. O trajeto também contempla a Igreja Sant'Ana de Abranches, a Sociedade Cultural Abranches (fundada por imigrantes poloneses e futura sede da Biblioteca Polonesa de Curitiba) e a Escola Sebastião Saporski (nomeada em homenagem ao Pai da Imigração Polonesa no Brasil). 

Campanha de conscientização
Já faz parte do calendário oficial de Curitiba o Dia Municipal de Conscientização sobre a Síndrome de Edwards. De iniciativa da vereadora Maria Leticia (PV), a iniciativa que dedica a data de 6 de maio a ações de conscientização sobre a síndrome do cromossomo 18 se tornou a lei municipal 16.006/2022, com a publicação da norma no Diário Oficial do Município do dia 13 de maio. Apesar de rara, é a segunda mais comum no país, acometendo 1 a cada 8 mil nascidos vivos (saiba mais).