Oncologista do Erasto Gaertner, Reitan Ribeiro será cidadão honorário

por Pedritta Marihá Garcia | Revisão: Vanusa Paiva — publicado 25/11/2022 10h45, última modificação 22/11/2022 15h36
Sessão solene que marca a entrega do título será dia 29 de novembro, às 19h30.
Oncologista do Erasto Gaertner, Reitan Ribeiro será cidadão honorário

As sessões solenes da CMC são realizadas no Palácio Rio Branco, sede do Legislativo. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Na próxima terça-feira (29), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) promove uma sessão solene para a entrega da Cidadania Honorária de Curitiba ao médico oncologista Reitan Ribeiro. A solenidade é uma iniciativa do gabinete parlamentar de Sidnei Toaldo (Patriota), conforme requerimento 061.00042.2022. Haverá transmissão pelas redes sociais do Legislativo.

Natural de Florianópolis (SC), o futuro homenageado pela Casa é cirurgião com residência em Oncologia Cirúrgica pelo Hospital Erasto Gaertner, onde atua. Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Porto Alegre, fez Residência de Cirurgia Geral no Hospital Governador Celso Ramos. E participa de protocolos de pesquisa nacionais e internacionais, com mais de 20 publicações científicas internacionais.

Toaldo é autor da lei municipal 16.072/2022, que deu origem à homenagem. O projeto de lei de iniciativa dele foi aprovado pelo plenário nos dias 4 e 5 de outubro, mês do Outubro Rosa, dedicado às ações de combate e prevenção ao câncer de mama. O médico é reconhecido internacionalmente por uma técnica cirúrgica com o objetivo de preservar a fertilidade de mulheres em tratamento contra o câncer pélvico.

Neste ano, Reitan Ribeiro já esteve na Câmara Municipal, em junho, quando participou da Tribuna Livre para falar sobre a transposição uterina.
Na ocasião, o oncologista mostrou casos de mulheres que se submeteram à técnica e deram à luz, além de pedir apoio à pesquisa científica. “É justa essa homenagem para um médico que traz ao mundo novas vidas”, disse o vereador durante a votação da Cidadania Honorária, em 1º turno.

Sessões solenes
As sessões solenes, segundo o Regimento Interno do Legislativo de Curitiba, são convocadas para a entrega de honrarias e de “outras homenagens que a Câmara Municipal entender relevantes”. Também são realizadas para dar posse ao prefeito e ao vice-prefeito do Município, instalar legislaturas e comemorar fatos históricos.

A concessão de títulos e prêmios, na CMC, é regulamentada pela lei complementar 109/2018. As honrarias, segundo a legislação municipal, são entregues “sem preconceito de cor, raça, crença ou idade” a cidadãos de destaque em suas áreas e que tenham prestado relevantes serviços à comunidade curitibana. Todas as sessões solenes são transmitidas pelas redes sociais: no YouTube, no Facebook e no Twitter.

Clique aqui para consultar as solenidades já realizadas em 2022.