Oficialização do Carnaval Rock em Curitiba está apta ao Plenário

por Fernanda Foggiato | Revisão: Ricardo Marques — publicado 06/01/2026 14h55, última modificação 06/01/2026 15h47
Proposta da Delegada Tathiana Guzella inclui o Carnaval Rock no Calendário Oficial de Eventos de Curitiba.
Oficialização do Carnaval Rock em Curitiba está apta ao Plenário

Objetivo é fortalecer identidade de Curitiba como referência nacional da cena roqueira e alternativa. (Foto 1: Divulgação - Foto 2: Carlos Costa/CMC)

Projeto de lei na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) pretende incluir o Carnaval Rock entre as atividades do Calendário Oficial de Eventos da cidade. Apta à votação em Plenário, a proposta é da vereadora Delegada Tathiana Guzella (União). A autora argumenta que o evento, realizado anualmente de forma paralela às manifestações carnavalescas, representa um “espaço plural de valorização da música e da economia criativa, fortalecendo a identidade de Curitiba como cidade reconhecida nacionalmente pelo desenvolvimento da cena roqueira e alternativa”.

“Ao incluir o evento no Calendário Oficial, o Município fomenta não apenas a cultura musical, mas também a geração de renda e oportunidades para artistas, técnicos, produtores, estúdios, escolas de música, comerciantes e demais integrantes da cadeia produtiva da cultura”, menciona Guzella. “Ao instituir o Carnaval Rock, Curitiba reafirma sua tradição de vanguarda cultural, fortalece a pluralidade artística, valoriza seus músicos e oferece à população um evento que alia identidade cultural, fomento econômico e promoção do bem-estar social”, acrescenta a justificativa da matéria (005.00638.2025).

Protocolado no início de setembro, o projeto encerrou a discussão nas comissões temáticas da Casa, depois de ser acatado pelos colegiados de Constituição e Justiça (CCJ) e de Educação, Turismo, Cultura, Esporte e Lazer. Se a proposta for aprovada em Plenário e sancionada pelo prefeito, a lei entra em vigor a partir de sua publicação oficial.

📌 Clique na imagem abaixo para entender como funciona a tramitação de um projeto de lei na CMC: