Nova Política de Meio Ambiente está pronta para votação na Câmara de Curitiba

por José Lazaro Jr — publicado 29/04/2021 16h33, última modificação 29/04/2021 16h33
Reunião da Comissão de Meio Ambiente aconteceu na quarta (28). Já Educação teve encontro na segunda-feira (26), com três projetos na pauta.
Nova Política de Meio Ambiente está pronta para votação na Câmara de Curitiba

Comissão de Meio Ambiente também pediu reanálise pela CCJ de venda de lote público no Água Verde. (Foto: Reprodução/YouTube CMC)

Nesta quarta-feira (28), a Comissão de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Assuntos Metropolitanos aprovou parecer favorável à nova Política de Meio Ambiente da capital do Paraná. Com o aval do colegiado, presidido por Maria Leticia (PV), e formado por Nori Seto (PP), vice, Leonidas Dias (SD), Marcos Vieira (PDT) e Sidnei Toaldo (Patriota), o projeto de lei elaborado pelo Executivo (005.00149.2020) está pronto para ser votado em plenário pela Câmara Municipal de Curitiba (CMC).

 Após sete meses analisando a proposta da Prefeitura de Curitiba que atualiza a lei municipal 7.833/1991, os vereadores da Comissão de Meio Ambiente aprovaram o parecer de Marcos Vieira, com a perspectiva de apresentar emendas à iniciativa antes da votação em plenário. Isto acontece três semanas depois de audiência pública, com a presença da secretária municipal de Meio Ambiente, Marilza Dias, em que o teor da proposição foi debatido com a sociedade civil (leia mais).

 Com a sinalização de Marilza Dias que a Prefeitura de Curitiba poderia incorporar ideias à iniciativa, as sugestões recebidas durante a audiência pública foram compiladas e encaminhadas ao Executivo. “Aguardamos a resposta [sobre as sugestões], com o objetivo de fazer um substitutivo geral pela Comissão de Meio Ambiente”, reiterou Maria Leticia, após o voto favorável do colegiado. Segundo o Executivo, a proposição busca atualizar a Política de Meio Ambiente vigente há 30 anos, alinhando suas diretrizes com leis estaduais e federais vigentes.

 A nova Política de Meio Ambiente tem 170 artigos, reelaborando as atribuições da própria Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), o funcionamento e a composição do Conselho Municipal do Meio Ambiente e o uso e destinação do Fundo Municipal aplicado ao interesse ambiental. Também autoriza o Município, mediante convênio, consórcio ou outros ajustes, a repassar ou conceder auxílio financeiro a instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos para a execução de serviços com interesse ambiental (leia mais).

Geodiversidade
Na mesma reunião, a Comissão de Meio Ambiente recebeu integrantes da sociedade civil interessados em contribuir com a nova política da área, sugerindo um capítulo sobre geodiversidade – que significa reconhecer e valorizar os elementos e processos relacionados aos elementos abióticos da natureza, como as rochas, os minerais, os solos e os fósseis. “Precisamos de políticas públicas que demonstrem os potenciais usos da geodiversidade, como o educativo e o turístico. É uma chance que Curitiba não pode desperdiçar”, afirmou Jean Carlos Vargas, geólogo que trabalhou no inventário do patrimônio geológico do estado de São Paulo.

A exposição foi corroborada pelo professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Gilson Burigo Guimarães, para quem “é vantajoso incluir nas legislações ambientais os conceitos de geodiversidade e geoconservação, que são parte de um movimento que vem se consolidando nas últimas décadas”. André Dias e Camila Maia, do Observatório Justiça e Conservação, puseram-se à disposição do colegiado para auxiliar na elaboração desta emenda ao texto original.

Alienação de terreno
Na mesma reunião, a Comissão de Meio Ambiente, seguindo parecer elaborado por Marcos Vieira, remeteu à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) uma operação imobiliária do Executivo (005.00139.2020). Trata-se de trecho da rua Guarda-mor Lustosa, com 93 m², a Maurício Alexandre Monteiro, no Água Verde, avaliado em R$ 147 mil. A ideia é que a CCJ se manifeste sobre o artigo 118 da Lei Orgânica Municipal, que em tese prevê elaboração de laudo “por comissão designada pelo Legislativo para este fim específico”.

Comissão de Educação
Na segunda-feira (26), houve reunião da Comissão de Educação, Cultura e Turismo, para deliberação sobre três projetos de lei (confira a pauta). Sob a presidência de Amália Tortato (Novo), e com a presença de Carol Dartora (PT), Eder Borges (PSD), Nori Seto (PP) e Sargento Tania Guerreiro (PSL), os membros do colegiado foram favoráveis à homenagem póstuma a Lincoln da Cunha Pereira, que Pier Petruzziello (PTB) indica para denominar logradouro público na cidade (008.00010.2020).

 Outro projeto, do vereador Zezinho Sabará (DEM), que dá o título de Vulto Emérito a Valentim Steckel Júnior (007.00004.2020), por 3 a 1 votos, recebeu parecer contrário da Comissão de Educação. Nesta votação, Eder Borges se absteve. A relatora, Tania Guerreiro, era favorável à proposta, mas prevaleceu, portanto, o voto em separado de Carol Dartora para quem homenagear seu próprio funcionário comissionado, no exercício do mandato, fere o princípio da moralidade.

 Não houve deliberação sobre o projeto do Pastor Marciano Alves (Republicanos), que cria o Dia de Combate à Cristofobia (005.00026.2021), com parecer prévio de Borges favorável à tramitação, uma vez que houve pedido de vista de Dartora. Ela tem agora quatro dias para analisar o projeto antes de devolvê-lo ao colegiado, com a possibilidade de, se assim desejar, apresentar voto em separado sobre o mérito da proposta. A reunião está disponível no canal da CMC no YouTube (confira aqui).