Notas de Plenário - Sessão ordinária de 25 de junho

por Assessoria Comunicação publicado 25/06/2014 12h50, última modificação 24/09/2021 10h21

Oposição I
O plenário aprovou, em segundo turno, o projeto da Comissão Executiva que cria o cargo de assessor parlamentar para a liderança de oposição na estrutura organizacional da Câmara de Curitiba (005.00046.2014). O texto altera a lei municipal 10.131/2000 e estabelece que lideranças partidárias, de blocos parlamentares, de governo e da oposição contarão, cada uma, com servidor comissionado “símbolo CC-8”. (Foto 1)

Oposição II
Em segunda votação, foi acatada a matéria que oficializa a criação do mesmo cargo no Regimento Interno. O projeto de resolução é da Comissão Executiva e dá nova redação ao anexo I da Resolução 1/2013 – que dispõe sobre a quantificação e medidas de controle dos cargos de provimento em comissão da estrutura de apoio parlamentar (004.00006.2013). A votação contou com a abstenção de Tico Kuzma (PROS).

“Submissão”
Em registro à Casa, Pier Petruzziello (PTB) criticou o uso da palavra “submissão” em pronunciamento da vereadora Noemia Rocha (PMDB), na sessão de ontem. Ela discutia o projeto de lei que formaliza um cargo de assessor à liderança da oposição, aprovado hoje em segundo turno.  

LDO I
A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2015 foi aprovada em segundo turno, por unanimidade (013.00003.2014). Base para a proposta da Lei Orçamentária Anual (LOA), a matéria prevê um aumento de 10% nos recursos da cidade para o próximo ano, estimados em R$ 8,4 bilhões.

LDO II
O líder do prefeito na Casa, Pedro Paulo (PT), destacou o trâmite do projeto e o amplo debate até sua chegada ao plenário. “Tivemos uma participação popular recorde. No novo formato de audiências públicas, o cidadão pode falar diretamente com secretários do município sobre problemas locais”, disse. O vereador também enalteceu propostas nas áreas de mobilidade, educação, saúde, moradia e prevenção a enchentes, por meio de convênios com o governo federal. (Foto 2)

Fan Fest I
Felipe Braga Côrtes (PSDB) sugeriu que a Câmara de Curitiba busque um acordo com o Ministério Público do Paraná (MP-PR), em parceria com o Executivo municipal, para aumentar a capacidade de público da Fan Fest no jogo da Seleção Brasileira das oitavas de final da Copa do Mundo, neste sábado (28). Realizado na Pedreira Paulo Leminski, o evento terá duas mil pulseirinhas. O parlamentar disse que o limite para receber 15 mil pessoas, duas vezes por mês, fez parte das negociações para reabrir o local, mas defendeu que a situação deste fim de semana é “excepcional”. (Foto 3)

Fan Fest II
Um dos idealizadores do movimento “A Pedreira é Nossa!”, que resultou na reabertura do espaço, Jonny Stica (PT) alertou que o acordo referente ao limite de público é a longo prazo, e não só para a Copa do Mundo. Ele afirmou que uma negociação envolveria, além do MP-PR, os moradores da região. “Esta seria a data mais prejudicada. Em julho o local já pode receber eventos de 15 mil pessoas”, declarou. Bruno Pessuti (PSC) também destacou o sucesso da Fan Fest em Curitiba e disse concordar com o posicionamento de Stica. (Foto 4)

APACN I
A Associação Paranaense de Apoio à Criança com Neoplasia (APACN) pediu apoio ao McDia Feliz 2014, em que reverterá o dinheiro da venda à instituição. Responsável pela captação de recursos à entidade, Nelise de Fátima Valenga disse que o dinheiro será aplicado na reforma das salas de Transplante de Medula Óssea (TMOs) da Casa de Apoio. Ela também fez convite à 5ª Feijoada Beneficente, que será realizada dia 19 de julho. (Foto 5)

APACN II
“Recebemos famílias de vários estados. Em 2012, foram 35 mil atendimentos”, disse Nelise. “No ambulatório, além tratamento quimioterápico temos o atendimento pedagógico, para que as crianças não percam o ano letivo. Os familiares ainda recebem apoio psicológico”, destacou.

Semáforo
Mestre Pop (PSC) comemorou a instalação de semáforo no cruzamento da estrada Delegado Bruno de Almeida com a rua Antônio Zanon, no Tatuquara. Ele disse que defendia a sinalização no local antes mesmo do mandato de vereador. (Foto 6)

Copa 2014
“A Copa é um sucesso. Todo mundo aplaude nosso país”, comemorou Jorge Bernardi (PDT). Ele criticou veículos de comunicação que “passam a impressão que o país está um verdadeiro caos, o que não é verdade”. Já Colpani (PSB) comentou o aumento do policiamento em Santa Felicidade, na região dos restaurantes.

Feira livre
Valdemir Soares (PRB) pediu que a Prefeitura responda requerimento de sua autoria que sugere estudos sobre a viabilidade de uma feira livre na praça Eufrásio Correia, em frente ao Legislativo (043.00309.2013). “Faço a solicitação em nome da Frente Parlamentar Contra o Crack e Outras Drogas. Uma feira no local impediria a ação dos traficantes e usuários”, afirmou. (Foto 7)

Bueiro
Em registro, o vereador Colpani (PSB) agradeceu à Secretaria Municipal de Trânsito (Setran), na pessoa da gestora da pasta, Luiza Simonelli, por se comprometer “a colocar uma tampa provisória em um bueiro que está aberto na avenida Manoel Ribas”, na região de Santa Felicidade.

Congratulações
A Câmara de Curitiba entregou votos de congratulações ao coordenador-geral da Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu, Goura Nataraj, pela realização do 3° Fórum Mundial da Bicicleta, em Curitiba, em fevereiro. “Ele vem sendo um dos principais personagens na busca pelo espaço da bicicleta em Curitiba, na forma de como vemos o trânsito e o planejamento das cidades”, disse Jonny Stica (PT), na justificativa do requerimento (077.00051.2014). (Foto 8)

Internação
O plenário aprovou, na sessão desta quarta-feira (25), pedido de informações oficiais ao município de Noemia Rocha (PMDB), sobre a política e mecanismos de internação compulsória e voluntária em Curitiba. Noemia deseja saber quantos e quais estabelecimentos de saúde de Curitiba estão aptos a atender estes casos e o número de internações realizadas em Curitiba nos últimos anos.

Cursos
Mauro Ignacio solicita informações sobre a interrupção dos cursos de corais, ofertados pela Fundação Cultural de Curitiba aos grupos da terceira idade nas administrações regionais da capital. Ignacio quer conhecer os motivos da interrupção dos cursos de corais, quantas pessoas deixaram de ser atendidas, quais as regionais dispunham do trabalho e o custo total do projeto.