Notas de Plenário - Sessão ordinária de 24 de setembro

por Assessoria Comunicação publicado 24/09/2014 12h10, última modificação 27/09/2021 10h26

Permuta
Foi aprovado em 2º turno, com 24 votos favoráveis, o projeto de iniciativa do prefeito que autoriza a permuta de um terreno público municipal com outro, de propriedade da Companhia de Desenvolvimento de Curitiba (005.00095.2014). A iniciativa não encontrou oposição por parte de secretarias municipais e outros órgãos.

Denominação I
Em 1º turno os vereadores aprovaram por 27 votos favoráveis o projeto de iniciativa do vereador Chicarelli (PSDC) que denomina um dos logradouros públicos do município com o nome de Leonina Góis de Oliveira (009.00026.2014). Conforme esclareceu o parlamentar, a homenageada foi uma “ativa servidora comissionada que prestou serviços em seu gabinete e no do vereador Dirceu Moreira (PSL)”. (Foto 1)

Denominação II
“Muito esforçada e sempre com uma atitude acolhedora, Leonina fará falta para os que com ela conviveram. A homenagem é justa”, defendeu Chicarelli. Também se manifestaram favoravelmente à denominação os vereadores Aldemir Manfron (PP), Rogério Campos (PSC) e Valdemir Soares (PRB).

Homenagem I
Projeto de lei que denomina de Elviny Fernandes, um dos logradouros públicos de Curitiba, foi aprovado em primeiro turno pelo plenário. Segundo a justificativa da proposta, Elviny faleceu em abril deste ano após ser atingido por uma bala perdida no bairro Portão. Com 19 anos de idade, ele era soldado do Exército Brasileiro, cursava administração e “sonhava em se tornar policial militar”.


Licença
O plenário aprovou o requerimento de Cristiano Santos (PV), que solicita licença sem remuneração para tratar de assunto particular (058.00004.2014). Segundo o documento, o afastamento das atividades parlamentares será de seis dias, a partir de 29 de setembro.


Falecimento
O vereador Toninho da Farmácia lamentou o falecimento, na data de ontem, de seu irmão Ismael Felício dos Santos. Ele agradeceu o tratamento humano proporcionado a Ismael durante sua permanência na Santa Casa de Misericórdia de Curitiba.

Módulo Móvel da PM
Mauro Ignacio (PSB) registrou a presença de um módulo móvel da Polícia Militar no bairro de Santa Felicidade. “Certamente o policiamento ostensivo da região servirá para diminuir os índices de criminalidade”, acredita o vereador Mauro.

Parque I
Duas indicações à Prefeitura de Curitiba, que pedem a implantação de dois parques lineares na Cidade Industrial (CIC), foram acatadas pelo plenário: um na região da Vila Verde (201.00203.2014) e outro na Moradias Vitória Régia (201.00204.2014). As proposições sugerem que os espaços ofereçam às comunidades playground, canchas poliesportivas, pista de caminhada, arborização e paisagismo.

Parque II
“Os moradores reivindicam, há muitos anos, uma estrutura de esporte e lazer. A criação destas áreas tornará mais saudável o dia a dia das crianças, que por ali circulam e não tem onde brincar. Tal medida beneficiará não somente os que moram na região, mas também os que circulam e desejam uma área agradável, melhorando assim a qualidade de vida da população”, dizem as justificativas.

Simpósio do cérebro I
A realização do “Simpósio do Cérebro - Neurologia para leigos” foi divulgada em plenário por Elizabeth Piovezan, presidente do Instituto Alzheimer Brasil (IAB). O evento, que é gratuito e aberto à população, acontece no próximo sábado (4), na Fundação da Unidade Rotaria de Curitiba, no Ahú. Piovezan esteve na Câmara Municipal a convite do vereador Jorge Bernardi (PDT). (Foto 2)

Simpósio do cérebro II
Segundo Piovezan, o simpósio tem como objetivos divulgar conhecimentos científicos sobre saúde e as doenças do cérebro, estimular a criação de hábitos que diminuam os fatores de risco relacionados às demências, além de contribuir para a formação de multiplicadores desses conhecimentos na sociedade. (Foto 3)

Simpósio do cérebro III
As atividades vão das 8h30 às 12h45 e os interessados devem fazer sua inscrição antecipadamente pelo telefone (41) 9138-0454 ou pelo e-mail anacecchi@bol.com.br. Mais informações no site www.institutoallzheimerbrasil.org.br. A promoção do simpósio é do Rotary Club de Curitiba e do Instituto Alzheimer Brasil (IAB). O líder da maioria, Pedro Paulo (PT), sugeriu que o tema também seja debatido na Comissão de Saúde, Bem Estar Social e Esporte.

Semáforo no Bacacheri I
Aladim Luciano (PV) agradeceu a disposição da secretária municipal de Trânsito, Luiza Simonelli, que teria assumido compromisso em instalar um semáforo no cruzamento das avenidas Prefeito Erasto Gaertner e José Gulin, no Bacacheri. Segundo o parlamentar, a reivindicação da população é antiga e ele afirma ter apresentado diversos requerimentos solicitando a instalação do equipamento.

Semáforo no Bacacheri II
Luciano afirmou que no cruzamento ocorrem muitos acidentes de trânsito e lamentou a morte de duas pessoas, um motociclista e um ciclista, que colidiram no local no último domingo (21). “Espero que saia o quanto antes, para garantir mais segurança, especialmente aos pedestres que circulam na região”, concluiu.